Encerrada rodada de negociações entre EUA e Coréia do Norte

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de abril de 2003 as 13:06, por: cdb

As conversações entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte, com a participação da China, foram encerradas nesta quinta-feira em Pequim, anunciou o secretário de Estado norte-americano Colin Powell.

“Fortes pontos de vista foram apresentados por todos os lados”, disse o secretário numa entrevista coletiva, em Washington, referindo-se às divergências sobre o programa nuclear de Pyongyang.

“Os norte-coreanos apresentaram sua posição com vigor, os chineses também, assim como nós”, acrescentou. “Os encontros estão chegando ao fim, agora”.

As conversações foram encerradas um dia antes do esperado. Elas tinham sido iniciadas na quarta-feira e durariam três dias. Nenhuma razão foi divulgada, de imediato, para a antecipação do encerramento.

Powell afirmou que as delegações apresentarão relatórios a seus respectivos governos para que as propostas sejam analisadas e determinarão os próximos passos a seguir.

Antes, uma porta-voz da embaixada norte-americana em Pequim havia declarado que mais uma reunião seria realizada na sexta-feira, como previsto.