Empresa canadense Bell Canada encerra serviço de banda larga no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de dezembro de 2003 as 11:23, por: cdb

A empresa canadense Bell Canada International confirmou nesta quarta-feira a venda de seu controle sobre a empresa Cambras Participações S.A. e, assim, o fim de suas operações no setor de banda larga no Brasil.A Cambras Communications Corporation, controlada pela Bell Canada, vendeu sua participação na subsidiária Cambras Participações, que operava só na área de banda larga.

O controle da Cambras Participações passará a ser da Horizon Cablevision do Brasil S.A., uma concessionária de TV a cabo sediada em Americana (SP) e controlada por investidores americanos.A Cambras Communications fornece serviços na área de internet, TV a cabo e banda larga e empregava, em 2002, cerca de 600 funcionários na Grande São Paulo e no Paraná.

Falência

Segundo uma nota divulgada pela Canbras, a Horizon se comprometeu pagar um total US$ 32,6 milhões pela venda da subsidiária.A medida já era esperada, já que a Bell Canada International está sendo dissolvida sob supervisão judicial.

De acordo com o site hoovers.com, acredita que a Cambras Communications seja fechada, agora que a venda de suas operações em banda larga foi confirmada.Nos últimos meses, a empresa vem vendendo suas participações em empresas espalhadas principalmente pela América Latina.

Em julho de 2002, a Bell Canada International vendeu sua participação de 39% na Telecom América, um consórcio formado para desenvolver redes de telefonia móvel no Brasil, para a empresa mexicana América Móvil, que já tinha o controle de 42% das ações do consórcio. A Bell Canada International é controlada pela BCE, inc., a maior empresa de comunicações do Canadá.

No site da Horizon, não há nenhuma menção quanto aos planos da empresa agora que adquiriu a Canbrás Participacipações, ou se há garantias de que os funcionários vão manter seus postos de trabalho.