Embaixador da Arábia Saudita teme novo grande atentado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 20 de maio de 2003 as 09:13, por: cdb

O embaixador da Arábia Saudita em Washington disse temer um iminente atentado de grandes proporções em seu país ou nos Estados Unidos.

Segundo o diplomata, príncipe Bandar Bin Sultan, os serviços de inteligência detectaram comunicações eletrônicas no Oriente Médio e em outras regiões que indicariam planos de novos ataques.

O embaixador contou que operações das forças de segurança sauditas no início do mês resultaram na apreensão de grandes quantidades de explosivos.

O arsenal seria capaz de causar estragos ainda maiores que os registrados nas ações contra estrangeiros que mataram ao menos 25 pessoas e os nove suicidas em Riad na semana passada. Autoridades americanas e sauditas culpam a Al-Qaeda pelo ocorrido.

Maior

“Acredito que eles desejavam fazer algo ainda maior do que fizeram”, declarou o príncipe Bandar.

“Aquilo (o arsenal) teria feito desaparecer dois quarteirões da cidade se tivesse explodido acidentalmente. Estamos todos pensando se era o restante dos explosivos, ou se é apenas a ponta do iceberg.”

O embaixador revelou que os sauditas e americanos interceptaram essas comunicações antes dos atentados de Riad. Os contatos cessaram cerca de três dias antes dos ataques.

“Estou seguro de que nós os pegaremos no final. Mas a questão é: será a tempo ou não?”, questionou.

No fim de semana, o Departamento de Estado americano havia alertado sobre a possibilidade de uma ação terrorista contra alvos ocidentais no porto saudita de Jeddah.

A monarquia saudita, fortemente criticada pelos Estados Unidos desde os atentados, prometeu fazer “tudo o que for possível” para reforçar a segurança no país.