Em visita à rede municipal imprensa “vistoria” merenda escolar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:12, por: cdb

Na manhã desta quinta-feira, 19 de abril, a secretária da Educação, Araciana Dalfré, acompanhada de Agentes de Desenvolvimento Educacional (ADE), recebeu a imprensa de Limeira para acompanhar as visitas às Escolas Municipais e Centros Infantis, para verificar a qualidade da merenda oferecida às crianças.

Foram visitados: o CEIEF Profª Jamile Caram de Souza Dias (Jardim Santa Adélia), EMEIEF Profª Maria Apparecida de Luca Moore (Jardim Aeroporto) e o CEIEF Profº Arlindo de Salvo (Jardim Palmeiras).

A proposta desta visita, segundo Araciana, foi mostrar à imprensa e população a merenda que está sendo oferecida para as crianças da rede municipal.

“Tivemos problemas com a merenda, porém, com apoio do prefeito Orlando Zovico, das supervisoras (ADE) e diretoras de escolas, intensificamos a fiscalização dos produtos que recebemos da empresa terceirizada. “Hoje, a merenda que oferecemos às nossas crianças é de boa qualidade, porém, quero que melhore e quero que, com a municipalização, os problemas sejam sanados”, informa Araciana.

Quanto à municipalização da merenda, de acordo com Araciana, os procedimentos para iniciar o processo estão em andamento. “Assim que tudo estiver definido, vamos informar como será feito o processo de municipalização para o fornecimento da merenda para 2013”, esclareceu a secretária.

Almoço
No CEIEF Profª Jamile Caram, o cardápio do almoço foi arroz, cubos de carne e salada de repolho, acompanhados de suco de melancia e mamão de sobremesa.

“A comida é gostosa”, disse a aluna Ana Júlia Adani, 8 anos. “Este é o meu prato predileto, arroz com carne”, completou a estudante Andressa Mirella, 8.

“Na hora da refeição, aqui na unidade, organizamos para que as crianças façam fila, se sirvam e almocem, em silêncio. Caso alguma criança queira repetir, é só voltar para a fila” informa a diretora da escola, Silvana Alves Melo. “Nós priorizamos a qualidade da merenda. Aqui na unidade nunca fornecemos produtos estragados para as crianças. Quando há qualquer problema, informamos diretamente à Secretaria da Educação”, completou.

Uma repórter, que acompanhou a visita às escolas, aprovou a qualidade da merenda. “É saborosa a comida e o que percebi nas escolas que passei, é que a situação está normal. Os alimentos são bem preparados e estão bem acondicionados”, destacou a jornalista.

Municipalização
Silvana conta que já tem experiência em trabalhar com a merenda municipalizada e terceirizada. “Quando era municipalizada, os produtos tinham mais qualidade, havia maior contato entre merendeiras e direção de escola. Acredito que por isso havia também uma maior cobrança pela qualidade. Quanto à terceirização, no início foi boa, com a inserção de produtos novos, por exemplo, sucrilhos. Porém, nas últimas semanas de março e início de abril, percebemos desorganização por parte da empresa fornecedora, deixando a escola até mesmo sem alimentos”, comparou Silvana.

“Enquanto direção da escola, no que diz respeito a municipalização da merenda, vamos aguardar os trâmites por parte da Secretaria e do Executivo mas, antecipo, que vamos nos preparar para a municipalização”, completou Silvana.

Na visita às escolas nesta quinta-feira estiveram presente: TV Mix Regional, Jornal Filadélfia News, Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, acompanhando os vereadores Silvio Brito e José Farid Zaine, e Secretaria de Comunicações da Prefeitura de Limeira.