Elmano Férrer assina convênios para construção de praças do PAC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 15:35, por: cdb

O prefeito Elmano Férrer e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Emanuel Veloso Filho, assinaram nesta terça-feira (24), no Palácio da Cidade, três convênios: dois para construção de praças do PAC e um que destinará recursos para a elaboração do projeto básico executivo de engenharia para melhoria de acesso ao aeroporto de Teresina. Juntos, os contratos somam R$ 7.105.480. Nesse valor também está incluída a contrapartida da Prefeitura.

Uma das praças do PAC será construída no Loteamento Portal da Alegria, zona Sul, e a outra será erguida no bairro Santa Maria Codipi, zona Norte. De acordo com o prefeito, elas serão dotadas de quadra de esportes coberta, quadra de areia, pista de skate e equipamento de ginástica. “Além disso, ainda teremos biblioteca, telecentro, cineauditório, oficinas, salas de aula e playground. O projeto também prevê investimentos em paisagismo e pavimentação externa”, detalha o prefeito.

De acordo com Elmano, o projeto também prevê o investimento em pavimentação de vias, passeios públicos, implantação de rede elétrica, sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, captação de águas pluviais, rede de internet e sinalização viária.O objetivo das praças dos esportes e culturas é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para mercado de trabalho, serviços assistenciais e políticas de prevenção a violência e inclusão digital.

A gestão das praças deverá ser feita de forma compartilhada com a comunidade. Para tanto, será desenvolvido um trabalho de mobilização social junto os moradores da área beneficiada.  “Essa é uma forma de se promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social”, comenta o superintendente da Caixa, lembrando que esse é um modelo de praça que o Governo Federal construirá em todo país e Teresina foi contemplada com duas.

Acesso ao aeroporto

A Prefeitura de Teresina também buscou junto ao Governo Federal recursos para melhorar os acessos ao aeroporto de Teresina. O prefeito adiante que deverá ser realizada o alargamento das avenidas Guaporé, Santos Dumont e Campo Maior. “Essas intervenções vão melhorar a fluidez e segurança nessas vias”, justifica o prefeito.

O projeto, orçado em R$ 521.500, contemplará o levantamento cadastral da área de intervenção, estudo do traçado, estudo topográfico, estudo geotécnico, estudo ambiental, entre outras áreas. A melhoria das vias de acesso ajudará a fomentar o turismo municipal. O projeto tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e diminuir a intensidade do tráfego.