Elevado do Joá passa a ter restrições nesta segunda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de dezembro de 2012 as 10:05, por: cdb
Joá
As restrições irão durar cerca de um ano, até a conclusão das obras de reforço estrutural

O trânsito no Elevado do Joá passou a ter restrições a partir desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura do Rio, a circulação de caminhões na via fica proibida 24 horas por dia, todos os dias da semana. A medida tem como objetivo permitir obras de reforço estrutural pela Secretaria Municipal de Obras. A intervenção deve durar cerca de um ano.

A altura máxima permitida na parte inferior do Elevado, sentido Barra da Tijuca/São Conrado, foi restringida a quatro metros e novos limitadores de altura serão instalados para impedir a passagem de qualquer veículo com dimensões maiores. A velocidade máxima permitida em ambos os sentidos do Elevado foi limitada em 60 quilômetros por hora.

A prefeitura implementou sinalização vertical específica, indicando aos motoristas as novas restrições e o novo limite de velocidade. Oito agentes da prefeitura, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, trabalham na via para orientar motoristas e impedir que caminhões acessem o Elevado, tanto pela Barra da Tijuca quanto no acesso por São Conrado. Painéis eletrônicos da CET-Rio informam aos motoristas sobre as novas restrições e dois novos painéis móveis serão instalados nos dois acessos.

A prefeitura recomendou que os motoristas deem preferência a Linha Amarela como rota alternativa. A Estrada do Joá também será uma opção. A prefeitura reforçou que a restrição à circulação de veículos de carga, estabelecida pelo decreto/2008, está mantida e deve ser respeitada nessas rotas alternativas. Atualmente, a circulação de veículos de carga já é proibida das 6h às 10h e das 17h às 20h, nos dias úteis.