Eleitores definem requisitos para candidatos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 16 de janeiro de 2002 as 17:45, por: cdb

Pesquisa realizada pelo Datafolha apontou os principais pré-requisitos a serem preenchidos pelos candidatos à Presidência da República na opinião dos eleitores, como honestidade, religiosidade e programa de governo. Segundo os entrevistados pelo instituto de pesquisas, a honestidade é considerada característica fundamental pelos brasileiros na hora de escolherem seu candidato a presidente.

Para 88% dos pesquisados, um dos aspectos apontados como muito importantes é o de que o candidato a presidente nunca tenha se envolvido em casos de corrupção e 74% afirmam que preferem um presidente que seja totalmente honesto, ainda que faça menos, do que um que faça muita coisa, mesmo que roube um pouco. A maioria (87%) também aponta a experiência administrativa como um fator muito importante na hora de escolher um candidato a presidente. O sexo do candidato não importa para a maioria: 59% não dão nenhuma importância ao fato dele ser do sexo masculino ou feminino. Metade dos entrevistados acha muito importante que ele seja religioso, mas cerca de um terço (32%) consideram a religiosidade um fator nada importante.

As opiniões se dividem quanto ao estado conjugal do candidato: para 41% é muito importante e para 43% não tem nenhuma importância que ele seja casado. A pesquisa mostrou ainda que cerca de metade (52%) dos brasileiros afirma que a proposta de governo é o que conta mais na hora de escolher um candidato a presidente, sendo que para 36% o mais importante é a pessoa do candidato e apenas 7% citam o partido como um fator de importância na hora da escolha do presidenciável. A pesquisa do Datafolha mostrou também que um quarto (25%) dos brasileiros não sabe dizer quem Fernando Henrique Cardoso apoiará para presidente em 2002.