Eleições são referendo para Lula, diz Miami Herald

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de setembro de 2004 as 11:00, por: cdb

O jornal americano The Miami Herald afirma que a fase de crescimento econômico vivida pelo Brasil “não poderia ser melhor” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que as eleições municipais estão próximas. O jornal afirma que as eleições do dia 3 de outubro “serão equivalentes a um referendo” sobre o governo de Lula.

O Clarín, da Argentina, concorda com a tese de que, apesar de estarem escolhendo seus prefeitos e vereadores, os brasileiros irão às urnas para dar um veredicto sobre o governo federal. A correspondente do diário bonaerense em São Paulo afirma que o PT deve ganhar “60% das prefeituras das grandes cidades” e destaca que a disputa se equilibrou agora também na capital paulista, onde o partido estava em segundo lugar.

A reportagem diz ainda que, agora que o PT é governo, e que a oposição tucana não pode criticar o tipo de política que o próprio PSDB adotou quando era governo, quem parece disposto a levantar a bandeira dos menos favorecidos nas atuais eleições são “os padres católicos e os religiosos das igrejas evangélicas”.