Educação promove palestra com juíza da Vara de Infância de SP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 30 de março de 2012 as 15:59, por: cdb

Educadores assistiram à palestra da juíza

A Secretaria de Educação promoveu, na tarde desta sexta-feira (30), a palestra “Abuso Sexual de crianças e adolescentes no âmbito familiar”, ministrada pela Juíza auxiliar da Infância de São Paulo, Dra. Tatiana Lima, para os coordenadores e diretores da rede municipal de ensino.

Tatiana falou sobre o abuso sexual em crianças

O secretário de Educação, Francisco Carbonari, comentou que o assunto é de interesse de todos educadores e lembrou que a juíza, além de trabalhar diretamente com a questão, também se dedica ao estudo do tema.

Além de ser juíza auxiliar de São Paulo, Tatiana Lima também é juíza da Vara da Infância de São Miguel Paulista e iniciou a carreira em Jundiaí, em 2007.

Durante a explanação para os educadores, Tatiana mostrou os números do abuso sexual em crianças no Brasil. “Estudos apontam que, a cada dia, 165 crianças sofrem abusos no Brasil e, desse número, 84% dos agressores são pessoas do convívio familiar. O número têm aumentado alarmantemente, mas acredita-se que esse crescimento deve-se à elevação do número de denúncias”, comentou a juíza.

Tatiana comentou que o papel dos educadores é muito importante para ajudar a identificar e denunciar suspeitas de crianças abusadas sexualmente. “Os professores são a ponte entre o poder judiciário e as vítimas. Além de estarem em constante contato com as crianças, também mantém uma relação próxima e de confiança. É preciso que os educadores fiquem atentos, pois as crianças abusadas não externam verbalmente o problema, mas podem sim, mostrar sinais como mudanças de comportamento e de personalidade”, explicou.

Juízes e promotor visitaram as EMEBs

Após as explanações, a juíza ainda respondeu dúvidas e prestou mais esclarecimentos para os coordenadores e diretores de escola que estiveram presentes na palestra.

Visitas

Aproveitando a passagem por Jundiaí da juíza Dra. Tatiana Lima, a Secretaria de Educação também recebeu, no período da manhã outros representantes do Judiciário – juízes Patrícia Mariotti e Marcel Nai Kai Lee, de Campo Limpo, e Jovanessa Azevedo. Recebidos pelo Secretário de Educação, os juízes e promotores conheceram o funcionamento da estrutura oferecida pelo Município na rede escolar.

O grupo visitou a Emeb Hilda Paschoalotto, na Vila Nova República, a escola em período integral, EMEB Fábio Mendes, no Engordadouro e o trabalho feito em Jundiaí que assegura o atendimento aos direitos das crianças. A Dra. Tatiana Lima visitou cada uma das salas da EMEB e confessou que ficou maravilhada com o que encontrou, destacando, principalmente, a estrutura pedagógica.

Fotos: Dorival Pinheiro Filho