Educação e Sindiupes realizam primeira reunião de 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 09:15, por: cdb

A Secretaria de Educação de Vila Velha (Semed) inicia o ano letivo dando continuidade ao diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). A Comissão Permanente de Negociação para Discussão das Demandas da categoria realizou, na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Semed, Prainha, a primeira reunião de 2012 com os representantes do Magistério. 

Estavam presentes ao encontro, a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim; a secretária Executiva da Semed, Maria de Lourdes Soares; o subsecretário pedagógico, Emerson José Mayer; técnicos e representantes do jurídico da secretaria; do Conselho Municipal de Educação e do Conselho do  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como representantes da diretoria do Sindiupes. A reunião com a categoria também foi realizada de forma intersetorial, envolvendo as secretarias de Administração, Finanças, Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria de Governo.

Um dos temas em destaque foi a implantação da Lei do Piso Salarial. O consultor Carlos Eduardo Sanches, participou da reunião. Ele já atuou em várias áreas da Educação, inclusive como Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Nacional), Presidente do Conselho Nacional do Fundeb e vice-presidente da Campanha Nacional pela Educação. Atualmente, Sanches colabora com a Undime na questão do Piso Salarial. O consultor apresentou dados importantes que ampliam a reflexão sobre o assunto para o cenário de Vila Velha.

Sanches ainda abordou os recursos do Fundeb, Hora Atividade, Planos de Carreira para o Magistério e desafios para a Educação. “Vila Velha se destaca no cenário nacional pela preocupação da gestão em ampliar a rede física e, ao mesmo tempo, trabalhar pela melhoria do ensino dos alunos, além de promover a valorização do Magistério”, destacou.

Neste contexto, durante a reunião, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Semed e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), vai readequar o nível um de professores, ativos e inativos, a fim de cumprir a Lei do Piso, com valor previsto para 2012, já a partir de março.

Rede Física

A melhoria e a ampliação da rede física na Educação foi outro assunto em destaque. A equipe de engenharia da Semed apresentou um relatório das ações desenvolvidas, como o andamento das construções do Complexo Educacional de João Goulart e da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) na Barra do Jucu, previstas para serem entregues ainda neste início de ano; bem como o Complexo Educacional de Ponta da Fruta e a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) em Rio Marinho, que devem ser inauguradas no segundo semestre deste ano.

A equipe também apresentou os avanços nas melhorias quanto à infra estrutura das escolas já concluídas e as que estão em andamento na rede municipal, bem como a ampliação da rede física por meio das parcerias com os governos federal e estadual, além das escolas que serão construídas com recursos próprios da Prefeitura.

“A gestão está empenhada e preocupada com a qualidade da Educação. Desta forma, priorizamos a segurança dos alunos e as melhorias nas escolas da rede que iniciaram reformas em 2011. Visualizamos, inclusive, em nosso Planejamento Estratégico, os desafios e as metas para a rede física. Por isso, a gestão tem como prioridade a busca de parcerias que garantam avanços, como as UMEIS em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e outras em parceria com o Ministério da Educação”, enfatizou a secretária Wanessa.

Agenda

Tendo em vista a importância de manter o diálogo com a categoria, a Semed propôs uma agenda constante com o Sindiupes, a fim de dar continuidade às discussões de temas pertinentes à valorização do Magistério. A próxima reunião já está agendada para março, na sede da secretaria, na Prainha.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semed

Geiza Ardiçon

27 3389-7265 / 9854-8566