“É hora de cada brasileiro pensar mais no país”, diz Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003 as 17:24, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou o povo brasileiro a enfrentar o período de maior dificuldade que vem pela frente com a perspectiva de uma nova guerra no Oriente Médio, em sua mensagem ao Congresso Nacional, no plenário da Câmara. “É hora de cada brasileiro pensar menos em si mesmo e mais no País”, afirmou Lula.

Ele disse que a simples ameaça de guerra já alterou o quadro de melhoria, que vinha sendo observado na economia brasileira: o petróleo já superou a barreira dos US$ 35 por barril, o dólar voltou a subir em relação ao real, e o risco Brasil, que vinha caindo desde o fim do ano passado, interrompeu o processo de redução.

“São mais pedras no caminho que teremos que eliminar”, afirmou Lula.

Ele disse que o grande desafio do governo nessa conjuntura desfavorável é fazer o melhor que puder com os recursos que dispõe. Segundo o presidente, o País, para ser bem-sucedido no enfrentamento dessas dificuldades, precisa da conjunção de esforços dos três poderes da República e disse que cada parlamentar deve estar comprometido com esse processo.

“Só vamos mudar o Brasil juntos, fazendo convergir democraticamente os poderes da República”, afirmou.