Duelo de Parreira e Scolari será no amistoso Brasil x Portugal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 29 de março de 2003 as 13:33, por: cdb

O amistoso deste sábado entre Brasil e Portugal será, para a seleção brasileira, um duelo particular entre os dois técnicos que conquistaram os dois últimos títulos mundiais para a equipe: Carlos Alberto Parreira, que ganhou o tetra campeonato, em 1994, e Luiz Felipe Scolari, que comandou a equipe no penta, em 2002, e agora treina o selecionado português.

Essa será a segunda partida de Parreira no comando do Brasil, que voltou a assumir o cargo recentemente e empatou com a China por 0-0, em fevereiro passado, na sua reestréia.

“A lua-de-mel pela conquista do quinto título mundial na Coréia do Sul e no Japão já acabou”, disse Parreira, utilizando um termo que leu no jornal Financial Times que fazia referência às primeiras críticas ao novo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Os compromissos oficiais virão depois dessa partida contra Portugal e temos que deixar isso (a conquista do penta) para trás e nos focalizar em novos objetivos: as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e o hexacampeonato”.

O atacante Ronaldo, que atua no Real Madrid, da Espanha, concorda com Parreira.

“Temos que esquecer o pentacampeonato”, disse o jogador, acrescentando que irá abraçar Scolari.

Nesse amistoso, Parreira poderá contar com quase todos os jogadores que convocou, já que Kaká e Denílson foram cortados devido a contusões e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não chamar substitutos.

A principal dúvida estava no gol, pois Marcos teve febre nos últimos dias, mas agora já está recuperado. O ataque da seleção brasileira será formado por Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo.

Mas, o grande protagonista dessa partida será Scolari, que enfrentará a seleção que comandou na conquista do pentacampeonato em sua segunda partida como técnico de Portugal.

Em sua estréia, também em fevereiro, a seleção portuguesa perdeu para a Itália por 1-0.

Outro brasileiro que estará na seleção de Portugal é o meio-campista Deco, que se naturalizou português recentemente e foi convocado por Felipão.

A convocação do jogador do Porto, de 25 anos e que atua no futebol local há seis anos, gerou críticas de Luís Figo e Rui Costa, astros da seleção portuguesa, que não aprovam a participação de naturalizados na equipe.

E, com seu estilo, Scolari simplesmente respondeu às críticas afirmando que quem manda na equipe é ele e quem não estiver satisfeito pode sair.

Deco atua na mesma posição que Rui Costa e pode ser que o “novo jogador português” entre no segundo tempo da partida.

Esse amistoso também reunirá três jogadores que já ganharam o título de “Melhor do Mundo” da Fifa, Ronaldo (duas vezes), Rivaldo e Figo.

A partida será realizada no estádio das Antas, na cidade do Porto, a partir das 17:15 (horário de Brasília).

Brasil e Portugal já se enfrentaram em 16 oportunidades e a seleção brasileira venceu 12 vezes e perdeu apenas duas, marcando 34 gols nesses encontros e sofrendo nove.

Na única partida disputada no estádio das Antas, em 24 de junho de 1965, as duas seleções empataram por 0-0.

O último encontro entre os dois times aconteceu há quase um ano, em 17 de abril de 2002, em Lisboa, e terminou empatado por 1-1.