Downloads ganham terreno nos videogames

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de outubro de 2009 as 14:07, por: cdb

À medida que a recessão prejudica as vendas de videogames em lojas, os consumidores optam por fazer mais downloads de jogos e economizar dinheiro, sem deixar de se divertir.

As vendas de videogames caíram 14% nos Estados Unidos nos primeiros oito meses de 2009, de acordo com o NPD Group, e os consumidores passaram a fazer mais downloads de videogames para seus computadores, consoles e aparelhos portáteis, tais como PSP, Nintendo DSi, iPod Touch e iPhone.

– O número de jogos casuais disponíveis para download cresceu exponencialmente e o número de downloads premium parece estar aumentando entre 50% e 100% anualmente –, disse Michael Pachter, analista de videogames da Wedbush Morgan Securities.

A Nintendo, que está na vanguarda em termos de atrair novos consumidores para os jogos, facilitou aos proprietários do Wii e DSi baixar títulos da WiiWare, como Tetris Party, e DSiWare, como A Little Bit of Dr. Mario.

Em 1o de outubro, a Sony Computer Entertainment passou a vender seu novo PSPgo, que elimina o UMD (Universal Media Disc) de seus modelos anteriores de PSP em troca de downloads digitais.

Além de oferecer jogos completos como o Gran Turismo, da Sony, e o Soulcalibur: Broken Destiny, da Namco Bandai, os jogadores podem baixar “minijogos,” como Sudoku, da Electronic Arts, e Fieldrunners, da Subatomic Studios, por preços de entre US$ 5 e US$ 9.

Pachter acredita que a maior ameaça no que tange ao download de jogos seja o iPod Touch. Ainda que o aparelho custe mais caro que um Nintendo DS e a qualidade dos jogos seja em geral bem baixa, ele afirmou que a proposta de valor do aparelho é incrível.

– O iPod Touch começa a ser veiculado como aparelho para jogos, e os consumidores preocupados com custos terminarão por apreciar a economia que ele oferece, com o passar do tempo –, disse Pachter.

O gênero de jogos de música, criado pelo Guitar Hero, da Activision Blizzard, criou uma fonte firme de receita para as produtoras de videogames.