Dornelles destaca centenário de nascimento do ex-senador João Pedro Gouvêa Vieira 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 13:27, por: cdb

Em pronunciamento nesta segunda-feira (27), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) saudou o centenário de nascimento do ex-senador João Pedro Gouvêa Vieira, que ele classificou como um “exemplo de trabalho, dignidade, competência, liderança e espírito público que tanto honrou o Rio de Janeiro”. Gouvêa Vieira morreu em 2003.

Dornelles disse que Gouvêa Vieira, que exerceu mandato de senador de 1963 a 1967, foi uma grande liderança empresarial e política no Rio de Janeiro e no Brasil, além de advogado consagrado e autor de várias teses de direito civil e comercial, as quais estimularam a vinda de diversas grandes empresas para o Brasil.

O senador ressaltou que João Pedro Gouvêa Vieira, mantendo ligações profundas com Getúlio Vargas, participou ainda da criação do então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1952, tendo sido nomeado para o seu conselho de administração.

Dornelles lembrou ainda o papel desempenhado por Gouvêa Vieira na campanha de Tancredo Neves à Presidência da República. Numa época em que poucos empresários assumiam o apoio à candidatura, ele publicou diversos artigos na imprensa em favor da redemocratização.

Pouco depois, frisou Dornelles, João Pedro Gouvêa Vieira foi nomeado para integrar a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, mais conhecida como Comissão Afonso Arinos, convocada em 1985 pelo então presidente José Sarney para elaborar anteprojeto de Constituição.

– Ele continua presente não só no mundo jurídico, mas na vida empresarial do país – concluiu Dornelles.

Da Redação / Agência Senado