Doping tira medalha de cubano no judô

Arquivado em:
Publicado Sexta, 24 de Setembro de 2004 às 08:34, por: CdB

O campeão paraolímpico de judô Sergio Perez teve sua medalha de ouro cassada depois de ser pego em um exame antidoping, mas não será punido. O cubano de 35 anos, que venceu na categoria acima de 60 quilos, foi pego com prednisolona após a conquista do título.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu não suspender Perez porque a droga não é considerada como uma das que melhoram a performance dos atletas.

- Prednisolona não é uma droga que melhora a performance no judô porque ela engorda - disse a porta-voz do Comitê Paraolímpico Internacional (CPI), Miriam Wilkins.

- Ela é também uma substância que é suscetível a uso acidental porque existe em muitos remédios que estão disponíveis em qualquer farmácia - disse ainda.

Diferentemente de outros esportes, as regras do judô não permitem a redistribuição das medalhas, o que significa que o japonês Makoto Hirose não trocará sua prata pelo ouro.

- Como temos dois medalhistas de bronze, isso significaria que teríamos de fazer a disputa novamente, o que não é possível - afirmou Wilkins.

Dois levantadores de peso do Azerbaijão, Gunduz Ismayilov e Sara Abbasova, foram banidos do esporte no início da semana, depois de terem exames positivos para esteróides proibidos em testes fora de competição.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo