Donald Rumsfeld faz visita surpresa ao Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 6 de dezembro de 2003 as 09:11, por: cdb

O secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld, fez neste sábado uma visita surpresa à cidade de Kirkuk, no norte do Iraque. No local, tropas da coalizão realizam uma caçada aos líderes da resistência iraquiana.

O avião de Rumsfeld pousou pela manhã em Kirkuk, um dos principais focos de combatentes sunitas fiéis ao ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. Rumsfeld foi recebido na base aérea da região pelo general Raymond Odierno, comandante da 4a Divisão de Infantaria.

O avião militar com o secretário de Defesa pousou logo após o amanhecer em Kirkuk, onde caia uma chuva fina. Rumsfeld tomou o café da manhã com as tropas americanas na base aérea e seguiu para um encontro com as autoridades da região.

O secretário da Defesa usava uma jaqueta camuflada sobre um blazer azul. Rumsfeld também calçava botas militares. A visita de Rumsfeld ocorre quatro dias após a prisão em Hawija, na região de Kirkuk, de Saad Mohammad Al Duri, secretário pessoal de Ezzat Ibrahim, o número dois de Saddam Hussein. Esta foi a terceira visita do secretário de Defesa ao Iraque desde a queda de Saddam Hussein, em abril passado.