Domingo será um grande dia, diz líder do Kosovo

Arquivado em:
Publicado Sábado, 16 de Fevereiro de 2008 às 10:45, por: CdB

O primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaci, reforçou as expectativas sobre a independência da província sérvia e afirmou neste sábado que a vontade dos cidadãos será implementada e que domingo "será um grande dia".

A declaração é mais uma indicação de que a província irá declarar a independência unilateral ainda neste final de semana.

Na sexta-feira a União Européia aprovou o envio de uma missão para aplicar a lei na província, formada por uma polícia civil e juristas.

A partir da próxima semana 2 mil policiais, oficiais de alfândega, juízes e promotores vão para o Kosovo com a missão de evitar abusos dos direitos humanos e garantir que as frágeis instituições da província não sofram interferência política.

A missão poderá intervir em áreas como a luta contra a corrupção e o crime organizado além de capturar suspeitos de crimes de guerra.

Segundo a correspondente da BBC em Bruxelas Oana Lungescu, a União Européia esperou, diplomaticamente, até que o presidente sérvio Boris Tadic assumisse o cargo antes de dar a permissão oficial para o envio da missão.

Sérvios

Na sexta-feira Thaci anunciou que os direitos dos sérvios que vivem no território serão protegidos quando ele declarar independência.

— Nenhum cidadão vai ser discriminado ou será deixado de fora —, disse Thaci em uma coletiva na capital do território, Pristina.

— Vou pessoalmente trabalhar para que as instituições kosovares e o governo dêem às comunidades de Kosovo direitos constitucionais plenos e direitos em todas as instituições de Kosovo —, acrescentou.

— Kosovo é a pátria de todos os seus cidadãos. Kosovo está criando sua identidade democrática. Vamos trabalhar pelos direitos e pela proteção de todas as propriedades e garantimos isso. Vamos intensificar a proteção das minorias —, afirmou.
 
Promessa

No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta por Kosovo.

A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência.

A Sérvia e a Rússia se opõem à independência da província, enquanto os Estados Unidos e vários países europeus já se manifestaram favoráveis à mudança.

Em Moscou, o Ministério do Exterior russo advertiu que vai "levar em consideração" qualquer independência de Kosovo ao analisar suas relações com as províncias separatistas da Abecásia e Ossétia do Sul, que hoje estão oficialmente ligadas à Geórgia.

Anteriormente, o governo da Rússia indicou que poderia reconhecer a independência dessas regiões.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo