Dois líderes telebãs são presos no Paquistão

Arquivado em:
Publicado Quinta, 18 de Fevereiro de 2010 às 11:19, por: CdB

Dois líderes talebãs, responsáveis pela organização dos rebeldes afegãos no norte do país foram presos nesta quarta-feira, no paquistão, em uma sequência de ações dos militares norte-americanos. Segundo o diário norte-americano Washington Post, um dos prisioneiros seria o segundo em comando na hierarquia do grupo extremista, autor dos atentados às Torres Gêmeas, em 9/11.

Os prisioneiros, tratados como os governadores ocultos das províncias de Kunduz e Baghlan, integram uma extensa ligação entre os insurgentes talebãs e coordenam os esforços de resistência contra os exércitos invasores com atentados e ações guerrilheiras na região. Os líderes Mulá Abdul Salam, de Kunduz, e o Mulá Mohammad, de Baghlan, estão em poder das tropas norte-americanas há 10 dias.

Segundo os comandantes das forças ocidentais, trata-se de uma importante ruptura na cadeia de comando dos talebãs e significa uma nova fase na guerra desenvolvida naquele país, com consequências na tentativa de pacificação do Iraque.

No sul do Afeganistão aumenta a intensa resistência rebelde nesta quinta-feira. Oficiais norte-americanos utilizam armas automáticas para se defenderem de ataques com granadas dos insurgentes na região de Marjah. De acordo com a imprensa internacional, os marines norte-americanos estão encontrando muita dificuldade, já que os rebeldes estão marcando território.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já confirmou 15 mortes de civis nesta que é a maior ofensiva das forças internacionais desde 2001. Ainda segundo a imprensa internacional, oito policiais do distrito de Chak, na Província de Wardak, largaram seus portos e se juntaram a insurgentes Talebã. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo