Documentário brasileiro é pré-selecionado para o Oscar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de novembro de 2003 as 02:37, por: cdb

O brasileiro ‘Ônibus 174’ está entre os filmes pré-selecionados para a categoria de melhor documentário do Oscar 2004. Apesar de não haver um comunicado oficial, a informação foi divulgada pela revista de espetáculos Variety.

Além do filme nacional foram pré-selecionados os filmes ‘The weather underground’; ‘Inheritance: a fisherman’s story’; ‘Charlie: the life and art of Charlie Chaplin’; ‘The fog of war’; ‘The agronomist’; ‘A captura dos Friedmans’; ‘My architect’; ‘Lost boys of Suddan’; ‘Heir to an execution’ e ‘My flesh and blood’.

Os cinco candidatos serão conhecidos oficialmente no dia 27 de janeiro e o vencedor será revelado na cerimônia de entrega dos prêmios em 29 de fevereiro.

‘Ônibus 174’, dirigido por José Padilha, mostra o trágico episódio do seqüestro de um ônibus da linha Gávea-Central por um ex-menino de rua, no Rio, em junho de 2000. O seqüestro parou o bairro do Jardim Botânico e chocou a cidade. Uma das reféns morreu.

O americano ‘A captura dos Friedmans’ foi um dos filmes mais vistos e aplaudidos do último Festival do Rio. O documentário mostra a desintegração de uma família quando o pai, Arnold, e o filho mais novo, Jesse, são acusados de abuso sexual de crianças.