Dnit pede declaração de emergência para trechos da Rio–Santos afetados por deslizamentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 21 de dezembro de 2007 as 19:20, por: cdb

A superintendência do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit) no Rio de Janeiro, encaminhou para a diretoria geral do órgão, em Brasília, um pedido de declaração de emergência dos pontos da Rodovia Rio–Santos onde podem ocorrer novos deslizamentos por causa das fortes chuvas que caíram na região durante a semana.

De acordo com o superintendente do Dnit no Rio, Rodrigo Costa, as obras para a retirada das barreiras começarão imediatamente após a decretação do estado de emergência.

Segundo Costa, existem cerca de 30 trechos da rodovia onde podem ocorrer quedas de barreiras e desmoronamentos de rochas. O superintendente afirmou que os motoristas devem evitar a estrada, mas os que não tiverem alternativas devem dirigir com bastante cautela, e, de preferência, durante o dia.

— O trecho de Santa Cruz até Paraty, no quilômetro 596, encontra-se com vários deslizamentos. Encaminhamos à Diretoria Geral do Dnit, em Brasília, a declaração de emergência de vários pontos onde podem ocorrer novos deslizamentos. Estamos aguardando por parte da diretoria geral a decretação de emergência —, disse Rodrigo Costa.

No quilometro 456 da Rio–Santos, segundo Costa, o tráfego de veículos está reduzido à uma das pistas, com uma grande retenção de veículos. Estudos realizados no trecho constataram que, se a chuva continuar, poderá ocorrer um deslizamento que despejará cerca de 30 mil metros cúbicos de detritos no local.