Dívida líquida do setor público sobe em janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 08:22, por: cdb

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A dívida líquida do setor público chegou a R$ 1,544 trilhão, em janeiro. Esse resultado representa 37,2% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), uma elevação de 0,7 ponto percentual em relação a dezembro de 2011. O resultado correspondeu à previsão do Banco Central (BC) para o mês, que era 37% do PIB. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo BC.

A dívida líquida do setor público é um balanço de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais e das empresas estatais. Outro indicador fiscal divulgado pelo BC é a dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), muito utilizado para fazer comparações com outros países.

Hoje o Banco Central também informou que a dívida bruta do Governo Geral (governos federal, estaduais e municipais e Previdência Social) alcançou R$ 2,287 trilhões, o que representou 55,1% do PIB, em janeiro, uma elevação de 0,9 ponto percentual em relação ao mês anterior. O resultado ficou acima da projeção do BC para o mês, 54,1% do PIB.

Edição: Juliana Andrade