Dirigente municipal assume a Secretaria de Educação Básica do MEC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 4 de junho de 2007 as 15:47, por: cdb

Ex-secretária municipal de Educação da prefeitura de Belo Horizonte (MG) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva segue para Brasília, a partir desta terça-feira, para assumir a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Mineira de Timóteo, Maria do Pilar é professora licenciada em história pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em gestão de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas. Pilar lecionou durante 25 anos em seu Estado, entre 1976 e 2001.

Como presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), há dois anos no cargo, Maria do Pilar integrou os fóruns de discussão que deram origem ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Agora, diante do novo desafio, Pilar deixa a Presidência da instituição para se dedicar à SEB. Assumirá o cargo a professora Justina Iva de Araújo Silva, dirigente municipal de Educação de Natal.

A nova secretária já trabalhou nas assessoria da área pedagógica de diversas prefeituras de Minas Gerais e de outros Estados; além de prestar consultoria ao Programa de Aperfeiçoamento dos Secretários Municipais de Educação do MEC, entre 1999 e 2001. Pilar tamabém participou da equipe pedagógica que elaborou e implementou a Escola Plural – movimento de renovação pedagógica da prefeitura de Belo Horizonte.