Diretor italiano ganha Leão de Ouro por carreira

Arquivado em:
Publicado Segunda, 01 de Setembro de 2003 às 12:45, por: CdB

O veterano produtor italiano Dino de Laurentiis, cujo nome está ligado ao de alguns grandes filmes da história do cinema, receberá nesta segunda-feira o Leão de Ouro no Festival de Veneza por sua carreira.

A estrada (1954), As noites de Cabiria (1957), A doce vida (1960), com as quais Federico Fellini ganhou várias edições do Oscar de Hollywood, e Arroz Amargo (1949), de Giuseppe de Santis, que lançou à fama Silvana Mangano, que depois viria a ser sua esposa, são alguns dos filmes produzidos por De Laurentiis em sua primeira etapa italiana.

Nos anos 50, ele saltou para maiores projetos no cinema estrangeiro e produziu filmes como Guerra e Paz (1956), de King Vidor, Serpico (1973), de Sidney Lumet, Três dias do condor (1975), de Sidney Pollack e, mais recentemente, Hannibal (2001), de Ridley Scott.

Nascido nos arredores de Nápoles (sul da Itália) em 1919, De Laurentiis ainda está na ativa e prepara um filme sobre Alexandre Magno que será dirigido por Baz Luhrmann e terá Leonardo di Caprio como protagonista.
O Leão de Ouro entregue a Dino de Laurentiis é o segundo prêmio de honra à carreira que é condecido este ano no festival, depois do entregue na semana passada ao ator egípcio Omar Sharif.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo