Direita cede e já concorda com ingresso da Venezuela no Mercosul

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Outubro de 2009 às 10:45, por: CdB

Após apresentar voto contrário ao ingresso da Venezuela no Mercosul, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator do protocolo de adesão, reforçou sua intenção de buscar um acordo para a entrada do novo sócio no bloco, desde que o presidente Hugo Chávez adote um compromisso em favor da democracia em seu país. Proposta semelhante havia sido apresentada, pelo prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, na véspera, durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

– O depoimento do prefeito de Caracas foi muito importante porque ele mostrou que não existe democracia na Venezuela. Mesmo assim, ele defendeu o ingresso de seu país no Mercosul. Vamos ver se há possibilidade, inclusive do ponto de vista jurídico, de trabalhar por um acordo de aprovação condicionada – disse Jereissati a jornalistas, na manhã desta quarta-feira.

Em seu depoimento aos senadores, Ledezma afirmou que o povo da Venezuela tem uma vocação "intregracionista". Ele fez duras críticas às restrições à liberdade e às violações aos direitos humanos em seu país. Mas lembrou, por outro lado, que o governo de Chávez é "circunstancial", enquanto os interesses do Estado e do povo venezuelanos são permanentes.

Por isso, ele propôs a adoção de uma "fórmula política especial" para o ingresso de seu país no bloco. A aprovação do protocolo de adesão seria condicionada a garantias de respeito ao Protocolo de Ushuaia, que estabelece o respeito à democracia como premissa para a permanência no Mercosul, e aos compromissos firmados com terceiros países, a exemplo de acordo já firmado entre o bloco e Israel. Ele lembrou que o embaixador de Israel foi recentemente expulso de Caracas. Na opinião do prefeito, os riscos para o continente serão maiores se o protocolo for rejeitado.

– Quanto mais ilhado estiver Chávez, mais perigoso ele será em relação à integração e à paz no nosso continente – previu.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo