Dirceu se coloca à disposição de Dilma para ajudar na campanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 as 14:22, por: cdb

Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu disse que está disposto a ajudar na campanha de Dilma Rousseff para Presidência da República e que a atual ministra da Casa Civil reúne qualidades suficientes para comandar o país. Ele falou com jornalistas na chegada ao 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, no centro de Convenções Ulysses Guimarães, nesta quinta-feira.

– Ela é de esquerda, é mulher e é política. A candidata precisa ter o apoio do povo e do Lula – afirmou.

Segundo ele, os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que transferirão voto para Dilma serão os que recebem de um a dois salários mínimos e entre dois a cinco.

Dilma começa a aparecer, nas pesquisas de opinião divulgadas nos últimos dias, em franca ascenção quanto ao principal adversário, o governador paulista José Serra (PSDB). Ela diminuiu ainda mais a vantagem para o tucano em estudo divulgado nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.

O resultado indica que Dilma subiu de 17% a 25%, enquanto Serra caiu de 38% para 36%. Na avaliação dos pesquisadores, o resultado deixa o governador estagnado junto aos eleitores, ou “tecnicamente estável”, conforme descrito no documento, incluídas as margens de erro de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Em terceiro lugar, aparece o deputado cearense Ciro Gomes, do PSB, com 11% das intenções, seguido da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PV, com 8%. Ciro perdeu dois pontos percentuais, enquanto Marina Silva aumentou dois pontos em relação à pesquisa anterior realizada em dezembro. Pela margem de erro, Ciro Gomes e Marina Silva aparecem empatados na mesma colocação.

O percentual de votos brancos foi de 11% e o de eleitores ainda indecisos foi de 9%. Na simulação de um eventual segundo turno, Serra aparece com o 47% das intenções de voto, enquanto Dilma, candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 33%.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país e um nível de confiança de 95%. É praticamente certo que o PT eleja Dilma Rousseff como sua candidata à Presidência, em um ato previsto para o próximo sábado, no quarto congresso do partido, que começou nesta quinta-feira.