Dilma vai a Salvador e pede voto para Nelson Pelegrino

Arquivado em:
Publicado Sábado, 20 de Outubro de 2012 às 11:18, por: CdB

A disputa em Salvador está acirrada. A pesquisa mais recente divulgada, do Ibope, dá vantagem ao candidato do DEM, ADM Neto. No entanto, pesquisas anteriores davam vantagem ao nosso candidato, Nelson  Pelegrino. Por isso, mais do que mirar as pesquisas, o importante e manter aquecida a campanha, a garra da militância.

A presidenta Dilma Rousseff esteve ontem (sexta, 19.10) na capital baiana, participando de comício com nosso candidato. Em seu discurso, reforçou a necessidade de a administração de Salvador se alinhar ao governo federal.

O comício foi em Cajazeiras, bairro mais populoso de Salvador. Diante de um grande público, no Campo da Pronaica, Dilma chamou Pelegrino de “meu companheiro de cabeça, alma e coração”. Comparou os que estavam no palanque a um time, “pessoas que estão juntas para agir e transformar aquela situação que pode dar alegria a todos nós. O Pelegrino é o jogador deste time”, enfatizou.

A presidente iniciou o discurso, destacando o “sentimento de gratidão” pelos baianos, ao se referir a sua votação na capital, os apoios para o segundo turno ao fazer referência aos três ex-candidatos a prefeito presentes no palanque: Mário Kertész (PMDB), Márcio Marinho (PRB) e Da Luz (PRTB).

Ela frisou as realizações de seu governo, como a ascensão da classe média e do acesso à educação por pobres e negros. Dilma ressaltou ainda alguns projetos como o Minha Casa, Minha Vida. “Para que tudo tenha continuidade, eu quero dizer que eu preciso de um parceiro e que esse parceiro é Pelegrino. Preciso de gente que vista a mesma camisa, e tenha o mesmo compromisso”, afirmou. Entre as propostas do PT para a cidade, Dilma citou a ampliação do projeto do metrô até Cajazeiras.

Sobre o candidato do DEM, lembrou que este sempre foi contra as cotas nas universidades públicas e dizia que o Programa Bolsa Família era Bolsa Esmola. E foi por aí: “Tem gente que acha um absurdo o governo subsidiar moradia para os trabalhadores que não podem pagar, através do Minha Casa, Minha Vida. Tem gente que acha um absurdo abrir as portas das escolas particulares para a população de baixa renda, como acontece com o Prouni”, provocou a presidente.

Dilma encerrou a sua fala reiterando seu pedido para que a população de Salvador “ajude o time a ficar completo”. “Salvador não pode ter um governinho, não pode ter um governo pequenininho. Considerem Pelegrino. Meu governo não discrimina nem persegue ninguém, mas isso não significa que eu não sei quem faz parte do meu programa, da minha família”.

Pesquisas

Sobre a divulgação da pesquisa do Ibope que dá ACM Neto à frente de Nelson Pelegrino nas intenções de voto (47% a 39%), vamos olhar esses números com cautela. Em primeiro lugar, o Ibope errou feito em várias de suas pesquisas no primeiro turno. Depois, o resultado destoa das demais pesquisas.

A questão foi tratada também pelo governador petista Jaques Wagner que ironizou: “(Nelson) você é um cara de sorte, pois o mesmo instituto que disse que eu não ganhava no primeiro turno (2006) e que errou no primeiro turno deste ano, agora está dizendo que o outro lado está na frente. No meu instituto, você e Olívia estão na frente e esse outro vai errar como errou no primeiro turno”, disse.

Wagner arrematou dizendo que os carlistas “governaram durante 40 anos e não fizeram o metrô, não fizeram o Hospital do Subúrbio. Nós geramos 510 mil empregos em seis anos de governo. Quem não fez quando pôde não vai fazer quando não puder”, criticou.

Wagner também prometeu, alinhado com Pelegrino, melhorar a mobilidade urbana, ampliar o Minha Casa, Minha Vida e construir outra unidade do Hospital Couto Maia no bairro. “Nelson é o melhor como pessoa, como político e muito melhor porque tem um grande projeto”, afirmou.

O importante neste momento, faltando uma semana, com tantas variações nos números divulgados pelos institutos, é manter a campanha com toda a força. O resultado vai aparecer com certeza nas urnas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo