Dia Municipal da Cultura é marcado por lançamento de editais dos festejos juninos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 19:36, por: cdb

Vitória da Conquista é terra de artistas conhecidos em todo o país. Grandes poetas, escritores, literatas, artistas plásticos, atores e compositores e uma nova geração que promete manter a região como ícone da cultura brasileira. Dessa forma, a data de nascimento de Glauber Rocha, dia 14 de março, foi instituído pela Lei Municipal nº 1.367/2006 como o Dia Municipal da Cultura.

O Dia Municipal da Cultura simboliza a diversidade cultural existente em Vitória da Conquista e o fazer artístico das diversas linguagens e áreas, ao longo da sua história. A cidade conta com uma vasta agenda cultural que inclui inúmeros projetos no decorrer de todo o ano. Natal da Cidade, Mostra de Cinema, Aniversário da cidade e o São João, são algumas das grandes festas, que junto aos projetos existentes, como o Fechando o Beco, o Domingo por Encantos, o Tom da terça e o Por isso é que eu canto, mantêm a valorização da cultura regional.

Aproveitando o Dia Municipal da Cultura e o Dia da Poesia, que homenageia o poeta Castro Alves, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, lança nesta data os editais da programação do São João. “Neste dia muito especial para o Brasil, e para nós aqui de Vitória da Conquista, estamos lançando os editais do primeiro semestre, em prol do São João do Forró Pé de Serra do Periperi, chamando especialmente a atenção dos artistas para o Festival de Forró, porque envolve a composição dos forrozeiros da região, para as inscrições que ocorrerão nos prazos estabelecidos pelos editais”, afirma o secretário de Cultura, Gildelson Felício.

Criação do Censo Cultural- Vitória da Conquista terá o Censo Cultural para que os artistas sejam cadastrados e identificados em um banco de dados, divulgando assim o trabalho e a área em que cada um está inserido. Dentre os objetivos estão conhecer o trabalho dos artistas, e onde eles estão inseridos, facilitando a participação nos eventos da cidade. Além disso, a partir do Censo Cultural será eleito pelo segmento, o representante para o Conselho Municipal de Cultura.

Confira os editais:

Festival de Forró

Quadrilhas Juninas

Ruas Ornamentadas

Apresentações Musicais

Confira também:

Fechando o Beco comemora o Dia Municipal da Cultura