Dia Mundial Sem Carro: Choque de Ordem multa 1006 e reboca 78 veículos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de setembro de 2011 as 11:06, por: cdb

A operação Choque de Ordem no Dia Mundial Sem Carro multou, nesta quinta-feira, 494 veículos e rebocou 23 parados irregularmente em vagas proibidas entre as ruas Santa Luiza, Presidente Antônio Carlos, Rio Branco, Alfândega e Primeiro de Março, no Centro do Rio. Nas Zonas Sul, Norte e Oeste, 512 veículos também foram infracionados e outros 55 foram rebocados por estacionamento irregular.

transporte
Além de Eduardo Paes, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e o subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, também deram o exemplo, indo de bicicleta até o centro.

“A Seop ( Secretaria Especial da Ordem Pública) deu apoio ao trabalho da CET Rio coibindo o estacionamento irregular e orientando os motoristas sobre como agir para que os veículos não fossem rebocados. O intuito não era somente multar, e sim sensibilizar a população para o uso consciente do automóvel, potencializando outros meios como o transporte público e a bicicleta”, disse Alex Costa, secretário da Ordem Pública.

O prefeito da cidade, Eduardo Paes, pedalou da Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca, até o Leblon, na Zona Sul, para incentivar meios alternativos de trasporte nesse dia especial. Em seguida, pegou o novo ônibus do BRS- Bus Rapid System, sistema de transporte inspirado em modelo londrino, até a Prefeitura.  Com o piso baixo, o novo veículo suprime a necessidade de escadas e facilita o acesso de idosos e deficientes físicos. 18 veículos desse tipo já estão circulando pela Zona Sul.

Paes admitiu a fragilidade do sistema de transporte urbano carioca. “À medida em que a gente melhora a oferta de transporte, a gente vai poder exigir mais da população. Hoje ainda não dá, mas em muito pouco tempo vai dar”, afirmou. Paes voltou para casa de carro.

Além do prefeito,  a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e o subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, também deram o exemplo, indo de bicicleta de Ipanema até o centro.

– Cerca de 70% da poluição do ar é provocada pelos veículos. Eventos como este são importantes para conscientizar a população sobre o impacto da poluição na qualidade de vida da população – disse Marilene Ramos.