Dia Internacional da Mulher – Secretaria de Saúde realiza várias atividades especiais nesta quinta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:06, por: cdb

JUIZ DE FORA – 8/3/2012 – 17:04

Dia Internacional da Mulher – Secretaria de Saúde realiza várias atividades especiais nesta quinta-feira

Dando sequência à programação da Semana da Mulher, realizada pela Secretaria da Saúde, nesta quinta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, acontece a maioria dos eventos. Na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do Bairro Marumbi (foto), todo o atendimento do dia, às 7h às 17h, está voltado para a mulher. De acordo com a gerente da unidade, Mercês Motta, grande parte da programação está agendada para a parte da tarde, com medição de glicemia e pressão arterial; palestras educativas sobre prevenção de câncer de mama, de colo de útero e de pele; além de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids), incontinência urinária, alimentação para mulheres na menopausa e pré-natal.

“Também vamos fazer encaminhamento para mamografia e averiguação de índice de massa corporal. Mas o ponto alto deve ser o ‘Dia da Beleza’, em que vamos oferecer serviços como corte de cabelo, manicure e depilação de sobrancelhas”, explica a gerente da unidade, Mercês Motta. “Nossa expectativa é grande. Esperamos em torno de 200 mulheres ao longo do dia”, afirma a gerente.

Café da manhã

Na Uaps Santos Dumont, as pacientes e os demais usuários que estiveram na unidade foram recebidos com café da manhã nesta quinta-feira. Além disso, a homenagem às mulheres contou com show musical e palestra com fisioterapeuta, que falou sobre as principais doenças que acometem, sobretudo, a população feminina. De acordo com a agente Comunitária de Saúde (ACS) da Uaps, Fernanda de Almeida Amâncio, a programação presta homenagem às mulheres e permite às participantes discutir temas específicos ao universo feminino.

Rosas

Na Uaps do Bairro Filgueiras, as usuárias foram presenteadas com rosas neste dia 8 de março, entregues pela equipe multiprofissional que atende as comunidades locais e ainda aquelas residentes em Granjas Triunfo e Vila dos Sonhos. Segundo a ACS da unidade, Roseli Cristina Hermenegildo, a homenagem representa o carinho e respeito a todas as representantes do gênero feminino, pela importância de sua participação e desempenho na sociedade moderna. “A mulher de hoje deve pensar que, além de seus compromissos profissionais, com suas respectivas famílias e com a sociedade, deveria pensar em si própria como agente fundamental dos processos sociais nas quais está inserida”, finaliza Roseli.

Desde a última segunda-feira, 5, a Secretaria de Saúde segue realizando programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Para as iniciativas, foram mobilizados profissionais do Departamento de Saúde da Mulher (DSM), da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA). O objetivo é promover uma semana de atendimentos voltados para a prevenção à saúde das usuárias do SUS/JF.

Veja a programação:

De 5 a 9 de março
Realização do projeto “Aprendendo enquanto espera”, com objetivo de informar as mulheres sobre direitos reprodutivos, métodos anticoncepcionais e a importância da mulher na sociedade moderna.
Local: Uaps Teixeiras, das 7h30 às 8h e das 13h às 13h30.

De 5 a 9 de março
Sala de espera tratando de temas relacionados à saúde da mulher, como osteoporose, cânceres de colo de útero e mama, além de abordagens sobre violência contra a mulher.
Local: Uaps Centro Sul.

De 5 a 9 de março
Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo do Útero e de Mama.
Local: no PAM Marechal, das 8h às 17h.

De 5 a 9 de março
Sala de espera abordando temas como preventivo e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Local: Uaps Santa Luzia

De 5 a 9 de março
Sala de espera abordando temas como preventivo e DSTs.
Local: Uaps Santa Rita.

De 5 a 9 de março
Distribuição de panfletos durante a semana.
Local: Uaps Esplanada.

Dia 8 de março
Concurso de beleza “Mulher Superação”, promovido pela Uaps Milho Branco.
Local: Praça Central do Bairro Milho Branco, às 14h.

Dia 8 de março
Café da manhã.
Local: Uaps Vale Verde, das 7h às 9h.

Dia 8 de março
Sala de espera com programação direcionada às mulheres.
Local: Uaps Grama, durante todo o dia.

Dia 8 de março
Sala de espera abordando doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Local: Uaps Ipiranga, durante todo o dia.

Dia 8 de março
Palestra com o tema “A mulher na saúde da família”, promovida pela Uaps Nova Era.
Local: Escola Municipal Carlos Drummond (ao lado da Uaps Nova Era), às 15h.

Dia 8 de março
Uaps Marumbi – Todo atendimento será voltado para a mulher. Pela manhã e à tarde, serão realizados preventivos e exames de mama. Ainda no período da tarde haverá cortes de cabelo, manicure e maquiagens para mulheres da comunidade. Também acontecerão palestras ministradas por médicos e fisioterapeutas, além de um advogado, que falará sobre violência contra a mulher.

Dia 8 de março
Sala de espera abordando temas sobre a saúde da mulher e violência.
Local: Uaps São Judas Tadeu.

Dia 8 de março
Apresentação de teatro de fantoches com o tema “Dupla jornada de trabalho e valorização das atividades domésticas”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres dos dias atuais.
Local: Uaps Igrejinha.

Dia 9 de março
Palestra sobre o autoexame das mamas e a importância do exame preventivo, realização de exames das mamas e mamografias, além de palestra sobre escovação e cuidados com próteses dentárias.
Local: Uaps Igrejinha.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE