Dia Internacional da Mulher marcado por conquistas em Jaboatão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 11:42, por: cdb

Plano municipal de politicas para as Mulheres foi uma das ações lançadas

O dia 8 de março vai ficar na história de nossa cidade, pois foram lançados o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres do Jaboatão dos Guararapes e o Edital de Licitação para a construção da maternidade que promete ser referência no atendimento à gestação de risco. O evento foi realizado na Bela Casa Recepções, no bairro de Piedade.a

Inicialmente houve a apresentação do grupo Vozes Femininas, recitando poemas e cordéis em homenagem às mulheres. Logo após foram reunidas várias autoridades da administração pública para compor a mesa de abertura, entre elas o vice-prefeito Edir Peres, a Secretária de Promoção da Cidadania Ana Selma e a Secretária Executiva da Mulher Socorro Rodrigues, além da presença de representantes de toda a comunidade.

O lançamento do Plano de Política para a Mulher teve norteamento a partir de dois importantes acontecimentos, a III Conferência da Mulher, intitulada “Construindo uma vida nova” e no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que conta com 10 eixos embasadores contendo cada um 12 propostas de políticas públicas.

Entre esses eixos encontram-se “Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social”, “Participação nos espaços de poder e decisão” e “Saúde da mulher, direitos sexuais e direitos reprodutivos”, onde todos já contam com ações que estão sendo executadas desde 2009. O que comprova o compromisso do plano com público feminino. 

Para a primeira dama de Jaboatão, Ana Karla Gomes, o ato representa um grande avanço para a cidade. “O município se monstra sensível a politicas publicas voltadas para a mulher. Não é um plano que se restringe apenas a prevenção da violência domestica, agregando outras  áreas como educação, lazer e cultura”, analisou.

De acordo com o Vice-Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Edir Peres, o município consolida as politicas de gênero na atual gestão. “Foram feitas duas conferencias femininas, criamos o centro de referencia Maristela Just, o conselho municipal das mulheres. Agora todas essas ações estão sendo integradas nesse plano. Não poderia haver momento mais sublime do que o dia internacional das mulheres para esse lançamento”, analisou.