Dia do Índio será festejado com doações ao Fome Zero no RS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 26 de abril de 2003 as 11:19, por: cdb

O Dia do Índio (19 de abri) será comemorado neste sábado, a partir das 16h, com show musical na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). O ingresso, para colaborar com o Programa Fome Zero, será um quilo de alimento não-perecível destinado à comunidade dos índios caingangues de Porto Alegre.

Durante o evento, que teve sua data transferida em razão do feriado da Páscoa, os índios contarão sua história por meio de cânticos e danças. Haverá ainda apresentação de jazz, pela Academia Korpus; do coral da Justiça Federal; e das bandas Os Thompsons, Os Freedoms, Laranja Frak, Toke Loko e Pinheads.

A comemoração é promovida pela Escola São Lucas de Porto Alegre, com apoio das secretarias municipais da Cultura e dos Direitos Humanos e Segurança Urbana.

Os caingangues formam uma tribo com 45 famílias, que vivem numa área de seis hectares na Lomba do Pinheiro, concedida pela Prefeitura. Eles tiram seu sustento da comercialização do artesanato que produzem. O material estará à venda na área externa da Usina do Gasômetro.

– Os índios têm garantido espaço para seus produtos em todas as feiras-modelo da Prefeitura, além das bancas instaladas na esquina das Rua dos Andradas com General Câmara. No Mercado do Bom Fim, a loja Arte Indígena do Sul serve como ponto de referência da presença indígena na cultura da cidade -, informa a secretária Helena Bonumá, dos Direitos Humanos e Segurança Urbana.

Segundo a secretária, os caingangues têm um grupo de dança denominado Os Guerreiros. Eles pretendem fazer apresentações periódicas do grupo no espaço cultural que pretendem construir no terreno da Lomba do Pinheiro.