Dia de eleição parlamentar no México neste domingo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de julho de 2003 as 15:03, por: cdb

Os mexicanos vão às urnas neste domingo para eleger seus representantes no Congresso, além de seis governadores de Estado. Todas as 500 cadeiras do Parlamento do México devem ser preenchidas nas eleições.

Analistas políticos vêem a votação como o primeiro grande teste político do presidente mexicano Vicente Fox, do Partido da Ação Nacional (PAN), desde a sua eleição, há três anos.

Fox assumiu em 2000 depois de sete anos de governo do Partido Revolucionário Institucional (PRI), de centro-esquerda. Essa eleição está sendo marcada também por uma acirrada disputa pela maioria no Congresso.

Atualmente, nenhum dos dois partidos tem maioria na casa. As pesquisas de opinião têm indicado que, apesar disso, a participação popular no pleito deverá ser pequena, e o PRI deve sair das urnas em ligeira vantagem, o que não mudaria o equilíbrio dos poderes no país.

Pesquisas de opinião indicam baixo índice de participação popular
As mudanças serão fundamentais para que Fox consiga implementar suas reformas fiscal, trabalhista e do setor energético, consideradas prioridades para conseguir o crescimento econômico e a criação de empregos.

Fox encontrou forte resistência às suas propostas na legislatura passada.

– O México está em uma camisa de força para gerar empregos e condições de maior competitividade – diz o deputado e presidente do PAN, Jorge Alberto Lara Rivera, sobre os dilemas e desafios da próxima legislatura.