Dia da Mulher é comemorado com grande evento na Praça da Catedral

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:03, por: cdb

O Dia Internacional da Mulher está sendo comemorado nesta quinta-feira (08/03/2012) com um grande evento na Praça da Catedral. Este evento teve início com uma missa especial pela data comemorativa realizada na Catedral do Divino Espírito Santo com a presença do prefeito Vladimir Azevedo.

Na abertura oficial, às 13h, o prefeito Vladimir Azevedo também esteve presente, além do secretário executivo do Conselho do Centenário Evandro Araújo, a secretária de Educação Eliana Cançado, vereadores Rodyson do Zé Milton e Beto Machado. “Quero cumprimentar as mulheres divinopolitanas, nessa data especial vocês da imprensa, as empresárias, trabalhadoras, donas de casa que fazem a diferença no dia a dia para essa cidade ser o que é, acima de tudo: divina e acolhedora”, parabenizou o prefeito Vladimir.

Alunos de rede municipal de ensino realizaram apresentações musicais e literárias. Logo depois se apresentou o Coral das Crianças da Secretaria de Desenvolvimento Social. Apresentaram-se também o Grupo da Terceira Idade e o grupo de viola do projeto Fazendo Arte. No intervalo entre as apresentações foi realizado sorteio de brindes oferecidos pela ACID, CDL, SEBRAE, FIEMG.

Durante toda tarde vários estantes temáticos estão disponíveis para visitação das mulheres. Entre os estantes tem o espaço da Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Educação, com o projeto Mobilização Social pela Educação; espaço para Movimento Estudantil.

No Espaço da Mulher – Saúde foram oferecidas informações específicas para a prevenção da saúde da Mulher em parceria com os cursos de área de saúde e também tem o espaço para a mulher sindicalizada e mulher empreendedora rural. A Polícia Militar estará presente em uma blitz especial informativa e o Corpo de Bombeiros terá um espaço para tratar da prevenção de acidentes domésticos. “Esse é um espaço que foi conquistado pelas mulheres. Esse é um evento muito importante, pois vários segmentos estão aqui representados. Que esta comemoração não fique só aqui hoje, devemos fazer outras comemorações e ressaltar o valor da mulher, não só como mulher, mas como mãe e como profissional”, lembrou Regina Lúcia Bicalho, membro do Conselho de Segurança Alimentar e uma das organizadoras do evento.

Maria das Dores Manoel, integrante da comissão organizadora, também ressaltou a importância da mulher na sociedade. “A intenção desse evento é demonstrar para a mulher a força que ela tem na sociedade, por isso esse evento está bem diversificado. Por que também a mulher é sempre um conjunto, ela atua em várias frente ao mesmo tempo. A mulher consegue ter sua opinião e ter atuação, independente da classe social que ela esteja. Esse é o momento de estar chamando atenção, é o momento de reflexão para que nós mulheres tenhamos a coragem realmente de nos expormos e de tomarmos posicionamento. Aqui em Divinópolis nós percebemos que as mulheres tomaram mais espaços e nós podemos perceber esse avanço, coisas que a 20 ou 30 anos atrás não tínhamos. Em Divinópolis temos muitas empreendedoras, o que também facilita um número cada vez maior de mulheres trabalhando”, analisou.

O encerramento das atividades será às 20hs com o show do Grupo Elas. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para as mulheres de todas as idades e atividades profissionais. Para a realização deste evento a Prefeitura Municipal de Divinópolis conta com o apoio do Sebrae, Fiemg, Acid, CDL, Unimed, Acccom, Unifenas, UFSJ, Funedi, Sesi, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegaria de Mulheres, Cemig, Copasa e alguns sindicatos.