Dia D de combate à dengue reúne mais de 26 milhões de pessoas no país

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 29 de novembro de 2003 as 18:54, por: cdb

Mais de 26 milhões de pessoas participaram, neste sábado, da campanha de combate à dengue, em todo o país, no Dia D de combate à doença. Esses são os dados parciais divulgados pelo ministério da Saúde, com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Toda essa mobilização permitiu a visita de cerca de 4,4 milhões de casas e 17,8 mil escolas por agentes e voluntários que ensinaram como evitar o surgimento de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

São atitudes simples como limpar os pratinhos dos vasos de plantas e enchê-los com areia, guardar pneus velhos em áreas cobertas que não permitam que acumulem água, tampar caixas d´água, colocar as garrafas de cabeça para baixo.

Tudo para evitar o acúmulo de água parada, mesmo que em pequenas quantidades. Estas medidas devem ser adotadas durante o ano todo, em casa, no local de trabalho e na escola.

No Distrito Federal, o Dia D teve música, teatro e pula-pula para chamar a atenção dos moradores da Vila Estrutural. Crianças e adultos puderam ver de perto a larva e o mosquito que transmite a doença.

Mais de mil pessoas, entre agentes e voluntários, foram mobilizados para visitarem casas e distribuírem material informativo.

Cerca de 50 crianças foram preparadas para ensinar aos moradores os cuidados básicos contra a dengue. Acompanhadas de agentes de saúde, elas foram mostrar o trabalho educativo que fizeram na vizinhança.

Um dos agentes-mirins foi John Jefferson Alves, de 10 anos, que mostrou a um agente de saúde o que ensinou a sua mãe.

– Eu pedi para ela limpar tudo. Tinha uma latinha, uma casca de ovo, um tambor que ela queima lixo que ela tampou para, na hora que chover, não criar o foco – contou John.

No Rio de Janeiro, oito municípios cancelaram as atividades por causa da forte chuva que caiu no estado causando alagamentos, deslizamentos e mortes.

O dia de esforço concentrado transformou Recife em um grande evento animado por apresentações de frevo e maracatu.

No parque 13 de Maio, no centro da cidade, alunos da rede municipal e o público em geral participaram de brincadeiras, oficinas de arte e concurso de maquetes sobre uma cidade saudável.

O ministério da Saúde investiu cerca de R$ 12 milhões na divulgação do Dia D deste ano. Os estados e municípios receberam um milhão de cartazes, 8,5 mil camisetas, 20 mil faixas, além de material para outdoors e anúncios em ônibus, chamando a população para as atividades de combate ao mosquito.

Também estão sendo veiculados anúncios em televisão, rádio e jornal.

Este ano, foi registrada uma redução média de quase 62% no número de casos, comparado a 2002. Os locais que tiveram as maiores reduções de ocorrência da doença foram o Rio de Janeiro (96%), Distrito Federal (88%) e Pernambuco (80%).

Em alguns estados, houve aumento no número de pessoas que tiveram dengue, como foi o caso do Amapá, Paraná e Ceará. Até agora, 42 pessoas morreram em conseqüência da dengue.