Dez pessoas estão desaparecidas vítimas de deslizamento na Califórnia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 15:50, por: cdb

Dez pessoas estão desaparecidas depois do deslizamento de terra registrado nesta sexta-feira, em Waterman, no condado californiano de San Bernardino.

Outras 14 pessoas foram resgatadas dos escombros em Santa Sofia, um terreno de propriedade da Igreja ortodoxa da região. As tarefas de resgate são dificultadas pelos escombros e pelos movimentos da lama, informaram as autoridades do condado, localizado numa área atingida pelos incêndios do início de novembro.

O chefe de bombeiros do condado, Peter Brierty, disse que “ainda continuam desaparecidas pessoas de todas as idades. Será uma tragédia horrível se não forem encontradas”.

O deslizamento aconteceu devido às fortes chuvas registradas na região, as primeiras nesta época do ano em 20 anos, combinadas com as erosões sofridas no solo por causa dos incêndios.

Em condições normais, explicaram os serviços de emergência, a floresta da área teria “segurado” a terra, mas, com seu desaparecimento nos incêndios, o sedimento acabou arrastado pelas águas e virou uma espécie de avalancha de lama.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos advertiu que a chuva e a neve continuarão ao longo dos próximas dias, o que poderia dar lugar a novas inundações.