Detro-RJ ocupa ruas contra transporte irregular

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de setembro de 2009 as 10:13, por: cdb

Já em vigor no Rio de Janeiro as novas regras do governo estadual para as vans que fazem linhas intermunicipais desde a última quarta-feira, agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) intensificaram a fiscalização contra as vans piratas.

Eles ocuparam algumas ruas e avenidas nas proximidades da Estação da Leopoldina – local de passagem quase que obrigatória de vans e kombis -, na manhã desta quinta-feira, para coibir o tráfego de veículos irregulares.

Um dos objetivos do departamento foi garantir a segurança de quem passou na licitação, dos passageiros e evitar manifestações.

A partir de agora só podem circular os 462 veículos credenciados para o transporte de passageiros em 15 municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana.

As novas vans são identificadas por cores que indicam a origem e o destino da viagem. Na cidade do Rio, as vans serão em azul claro e na Baixada serão amarelas e em Niterói e Maricá serão vermelhas.

As operações contaram com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal, reunindo um total de cerca de mil homens.

O Detro foi para as ruas coibir as irregularidades depois que algumas vans intermunicipais não-licenciadas desafiaram a fiscalização e voltaram a disputar passageiros com os ônibus, durante a madrugada.

As vans circularam, sobretudo, em pontos da Central do Brasil e da Leopoldina, onde nesta quinta-feira foi maior o movimento de repressão.

Esta ação será mantida por tempo indeterminado.

 

Até o fim da manhã, três veículos “piratas” foram apreendidos.