Detran lança no RJ projeto Educação Começa em Casa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de setembro de 2003 as 16:41, por: cdb

Para transformar todos os 5.200 funcionários do Detran em agentes de conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança, começa na próxima segunda-feira a campanha “Educação começa em casa”. O objetivo da mesma é munir todos os servidores do departamento com informações que comprovem a necessidade do uso do cinto de segurança não só pelo motorista, como por passageiros em todos os bancos.
Ao longo da semana, até a sexta-feira, entre 12h e 14h, serão exibidos vídeos informativos no hall de entrada da sede, no número 817 da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Os funcionários também receberão cerca de 20 mil folhetos explicativos com diferentes temas, todos relacionados à importância da utilização de dispositivos de segurança por motoristas e passageiros de automóveis, inclusive crianças.

Os folhetos vão esclarecer dúvidas sobre os tipos de cinto adequados e divulgar estatísticas que revelam o perigo da falta do dispositivo.

Também será possível, por meio dos textos educativos, desfazer mitos e tomar ciência dos principais fatos referentes ao cinto de segurança que, além de ser obrigatório, é o principal meio de prevenção de mortes ou de lesões graves em caso de acidentes.

Evento preparatório da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25/9), a campanha Educação começa em casa é iniciativa pioneira no Detran. “Pela primeira vez, o departamento investe na preparação de seus funcionários para garantir a preservação de suas vidas e de suas famílias”, disse o presidente do Detran, Hugo Leal.

– A idéia também é qualificar o servidor para que ele se torne bom exemplo na sociedade, como mais um agente de conscientização – explicou o coordenador de Educação, Gilberto Cytrin, cuja equipe de 15 funcionários organizou a campanha.