Detran intensifica campanha educativa na véspera do Ano Novo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de dezembro de 2003 as 09:52, por: cdb

Se beber não dirija; se dirigir, não beba. O alerta do Detran vai ser intensificado nos dois últimos dias úteis do ano através de uma série de ações educativas no trânsito, nos bares da orla da Zona Sul, de Copacabana ao Leblon, além de quiosques no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Durante as ações, sobre o perigo de misturar álcool e direção e a importância do uso do cinto de segurança tanto no banco da frente como no de trás, agentes aplicarão o teste do bafômetro.

Duas tulipas de chope, um cálice de vinho, uma dose uísque ou cachaça, em média, é o limite para quem quer dirigir carro ou pilotar moto sem ter, por exemplo, seus reflexos alterados, e infringir as leis do trânsito.
Quem ultrapassar o limte, os agentes aconselharão a pessoa a pegar um táxi ou pedir a um amigo que não bebeu para dirigir o carro.

Além do risco de acidente – o consumo excessivo de álcool por quem dirige é responsável por mais de 60% dos acidentes de trânsito -, o motorista infrator pode ter suspenso seu direito de dirigir, ter a carteira de habilitação cassada, perder sete pontos na carteira (é considerada infração gravíssima), pagar multa de cerca de R$ 1 mil e responder criminalmente pelos danos causados.

Hoje, os agentes visitarão bares da orla da Zona Sul – Copacabana, Ipanema, Leblon – e em quiosques na Lagoa, onde haverá grande concentração de pessoas no fim do ano.

Durante as ações, agentes aplicarão o teste do bafômetro (130 bafômetros) e distribuirão (apenas hoje, segunda, dia 29), cinco mil folhetos explicativos, além da cartilha Detran Passo a Passo – Facilitando a sua Vida, um guia que contém todos os serviços prestados pelo órgão.

Amanhã, ação educativa a partir das 12h. Concentração na Avenida Princesa Isabel, mais precisamente no cruzamento da Avenida Atlântica com a Avenida Padro Júnior, com distribuição de folhetos e a cartilha.
Os agentes vão percorrer ruas de Copacabana (orla também). Parceria com a Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (Sbot).

Resumo das ações antes do Natal Quatro dias – 16, 17, 18 e 19 de dezembro: Centro do Rio (Cinelândia, Carioca, Lapa), Lagoa, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Humaitá, Botafogo, Baixo Gávea e São Francisco, em Niterói. Total de folhetos distribuídos: 23 mil. Testes com bafômetro: dia 16: 200. Aprovado: 1 pessoa; dia 17: 80. Aprovado: 8 pessoas; dia 18: não foi feito teste, pois foi uma caminhada pela manhã no Centro da cidade (Cinelândia à Carioca); dia 19: 100. Aprovado: 18 pessoas (bares freqüentados por pessoas de faixa etária maior).

Total de testes com bafômetro: 380: Aprovados: 27 pessoas em condições aptas a dirigir com seus reflexos em dia, dentro do limite de 0,6 grama por litro de sangue.