Fiscalização nas ruas e atendimento a vítimas de acidentes ganham reforço com aumento na frota de 30 veículos de inspeção e outras 12 unidades de salvamento. Segurança tamém é prioridade
Paloma Fabre – Agência Brasília
“Trabalhar com equipamentos novos e modernos incentivam o agente a desenvolver um trabalho de qualidade”Silvaim FonsecaDiretor de Segurança de Trânsito
O governador Rogério Rosso entregou, nesta quarta-feira (2), 30 viaturas ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e outros 12 veículos à Unidade de Regaste e Salvamento Avançado do Corpo de Bombeiros (Ursa). A aquisição da nova frota servirá para reforçar a fiscalização nas ruas do DF e garantir eficiência no atendimento às vítimas de acidentes.
Rosso reafirmou que as áreas de segurança, educação e saúde são prioridades de orçamento do governo, e que as novas viaturas irão melhorar o trabalho das duas corporações, além de mantê-las como referências do país. “O importante é que o GDF está conseguindo priorizar com investimento a Segurança Pública do DF”, declarou.
O Detran possuía 50 viaturas para fiscalizar as ruas do DF. Com o aumento da frota, o órgão substituirá algumas viaturas com mais de sete anos de uso. O GDF investiu R$ 1.345.842,50 na compra dos novos veículos, modelo Fiat Siena HLX 1.8
Para o diretor de Segurança de Trânsito, Silvaim Fonseca, os novos carros, além de substituir os antigos, trarão motivação aos agentes de trânsito. “Trabalhar com equipamentos novos e modernos incentivam o agente a desenvolver um trabalho de qualidade”, disse o diretor.
A Unidade de Regaste e Salvamento Avançado do Corpo de Bombeiros (Ursa) recebeu veículos modelo Nissan XE25, com tração 4×4. Todos possuem guincho na parte dianteira com acionamento automático. Aparte traseira é adaptada para acomodar todo o material de salvamento. O investimento foi R$ 1,5 milhões.
Segundo O Corpo de Bombeiros, a última aquisição de veículos feita para a Ursa foi em 2000, quando foram adquiridos 18 carros. Quatorze deles já haviam sido leiloados e a unidade contava apenas com quatro viaturas para desenvolver o trabalho de salvamento em todo o DF.
O Plano Piloto receberá quatros carros (Asa Norte, Asa Sul, Setor de Clube Norte e Primeiro Batalhão). Os outros serão distribuídos nas cidades satélites (Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Recanto das Emas, São Sebastião e o quartel do Setor de Indústria e Abastecimento (Sia).
No final de julho, o governador Rogério Rosso entregará mais oito veículos ao Corpo de Bombeiros.
Paralisação nos serviços
Durante o evento, Rogerio Rosso explicou que o GDF vem trabalhando para evitar a paralisação do serviço dos agentes do órgão e que a equipe do governo está se reunindo com Tribunal de Contas do DF (TCDF) para que, juntos, encontrem a solução correta para o problema.
“Todos os nossos esforços são para evitar que o serviço pare, mas estamos atentos aos serviços que o governo paga, para ver se ele está sendo bem executado e se tem preço de mercado. Se for decidido que o pagamento deve ser feito, pagaremos, mas tudo dentro do maior rigor possível”, afirmou Rosso.
Rosso entrega 42 novas viaturas para reforçar os serviços do Detran e do Corpo de Bombeiros
Foto: Roberto Rodrigues