Detentos fogem de uma prisão francesa de helicóptero

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de abril de 2003 as 16:09, por: cdb

Três presos perigosos fugiram nesta segunda-feira, em um helicóptero do presídio de Luynes (sudeste da França), que estava equipado com uma rede para evitar este tipo de fuga, informaram as autoridades.

O helicóptero, de cor amarela e verde, parou sobre o presídio, um homem desceu através de um cabo e cortou a rede, o que permitiu que os presos subissem até o helicóptero.

A aeronave se afastou e aterrissou posteriormente em um local próximo a Aix-en-Provence, onde um carro estava à espera dos fugitivos.

As autoridades acionaram imediatamente o chamado Plano Epervier para localizar os réus, um dos quais seria julgado em poucos dias por tráfico de drogas enquanto os outros dois estavam envolvidos em assaltos a carros-forte.

O helicóptero, de propriedade da empresa Eurocopter, foi seqüestrado pelos cúmplices dos réus quando decolava de um aeroporto do sudeste.

Dois homens armados obrigaram o piloto a ir para o presídio. Depois da fuga o piloto pôde regressar, são e salvo, a seu ponto de partida.

A fuga ocorreu em meio às medidas que estão sendo colocadas em prática pelo Ministério de Justiça para melhorar a segurança nos presídios.

No marco da operação, importantes centros penitenciários do país, que foram palco de tentativas e fugas espetaculares, foram investigados profudamente.