Desenvolvimento Urbano discutirá a oferta de sacolas plásticas em mercados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 10:43, por: cdb

A Comissão de Desenvolvimento Urbano vai realizar audiência pública para discutir a disponibilização de sacolas plásticas em supermercados e lojas do gênero. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Adrian (PMDB-RJ). Requerimento do deputado foi aprovado por unanimidade na Comissão.

De acordo com Adrian, a questão da disponibilização de sacolas plásticas em supermercados e lojas do gênero vem causando enorme polêmica, não apenas em face das reiteradas decisões legislativas e judiciais, mas, em especial, pelo fato de o Distrito Federal, São Paulo e Belo Horizonte terem recentemente proibido essa oferta.

“Já está enraizado o costume do uso de sacolas plásticas em supermercados, bem como seu reuso no acondicionamento de lixo doméstico. Não é suficiente apenas obrigar os estabelecimentos comerciais a não distribuir sacolas plásticas comuns ou a disponibilizar apenas embalagens biodegradáveis ou retornáveis; é necessário oferecer alternativas para que o consumidor não seja prejudicado e que essa determinação não corra o risco de cair no vazio”, afirma Adrian.

Da redação/MM