Desemprego em SP atinge 19,7% em março, diz Dieese

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de abril de 2003 as 11:41, por: cdb

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo aumentou pelo segundo mês consecutivo, passando de 19,1% em fevereiro para 19,7% em março. Estima-se que 1 milhão 831 mil pessoas estejam desempregadas. Os dados foram divulgados pela Diesse em convênio com o Cead.

A pesquisa revela que a eliminação de 97 mil ocupações, atenuada pela saída 51 mil pessoas da PEA, resultou um acréscimo de 46 mil pessoas do contingente de desempregado. A diminuição do nível de ocupação (1,3%) ocorreu em todos os setores de atividades analisados, apresentando maior intensidade na indústria com eliminação de 48 mil postos de trabalho.

No setor de comércio houve decréscimo de 8 mil ocupações; no segmento de serviços houve redução de 13 mil ocupações e o setor denominado outros, que engloba a construção civil e serviços domésticos, foi responsável pela eliminação de 28 mil postos de trabalho.

Em fevereiro, o rendimento médio dos ocupados permaneceu relativamente estável (menos 0,2%), enquanto o dos assalariados apresentou pequena variação positiva de 0,9%. Os valores passaram a equivaler R$ 883 reais e R$ 938 reais, respectivamente.