Descontinuidade administrativa no Detran do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 21 de janeiro de 2003 as 00:32, por: cdb

A gestão de Hugo Leal à frente do Detran-RJ começou mal. O novo presidente do órgão adotou a velha e nociva prática da descontinuidade administrativa e está desmobilizando uma equipe de profissionais que, nos últimos três anos, cuidavam do portal do órgão e respondiam cerca de dois mil e-mails por mês.

A equipe envolvida no projeto tirava dúvidas dos usuários e agilizava serviços, como vistoria de veículos, emissão de carteiras de habilitação e de identidades e recursos contra multas. Outra recebia retorno de usuários que se diziam surpreendidos com a rapidez e com a forma como eram atendidos.

A equipe e o trabalho, que começaram na gestão do ex-governador Garotinho e foram mantidos durante o governo Benedita, em menos de um mês do governo Rosinha estão sendo desfeitos. Já houve algumas demissões e a impressão de quem está lá dentro é de que outras já estão programadas.

Vale lembrar que, se no passado era conhecido como um órgão público tomado pela
burocracia e suas conseqüências, como as propinas e os zangões, o Detran-RJ mudou, nos últimos três anos, sua imagem à luz do conceito “simplificar procedimentos para facilitar a vida dos usuários”. Parece que tudo está sendo jogado no lixo.

ÚNICA
Sonia Fleury (da FGV/Epabe) foi a única professora da Fundação Getúlio Vargas convidada a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e terá sua primeira reunião com o ministro Tarso Genro no próximo dia 30. Ele vem ao Rio para duas reuniões. Em uma vai tratar de alianças técnicas com a diretoria da Fundação. Na outra, à tarde, encontra-se com os conselheiros do Rio. A posse dos 90 conselheiros, da sociedade civil e do governo, só será no dia 13 de fevereiro, mas já lhes foi enviado um material sobre a reforma da Previdência, tema da primeira reunião.

ENGANO
O serviço de informações da Telemar (102) está cada vez pior. Leitor desta coluna solicitou o número do telefone da Editora Terceiro Milênio e a atendente forneceu o número de uma agência de automóveis. De acordo com a funcionária da loja, aquela não foi a primeira vez que usuários mal-orientados pela Telemar ligam para o lugar errado. As atendentes da empresa deveriam ser orientadas a tomar mais cuidado. Afinal de contas, o serviço é cobrado.

SAMBA DE RAIZ
As bandas carnavalescas que tocam samba de raiz estão em alta em Niterói. Nos últimos dois meses pelo menos quatro delas se consagraram e consolidaram seus ensaios nas happy hours de sexta-feira em diferentes pontos do Centro da cidade. Sem exigências de fantasias ou passos ensaiados, já foi marcado o desfile pré-carnavalesco pelas ruas de Niterói nos dias 21 e 22 de fevereiro.

E SUAS BANDAS
Uma das bandas é a Bekasamba, cujo ensaios acontecem no Clube Fluminense de Natação e Regatas próximo ao Mercado São Pedro de Niterói, é formada por universitários, familiares e amigos e desfila no dia 21 de fevereiro. A Banda do Baixo Niterói, formada por freqüentadores dos bares das ruas Marquês de Caxias, Visconde de Itaboraí e Visconde de Uruguai, e a Banda do Sindicato da Sardinha, que se reúne na praça dos Comerciários próximo à Prefeitura, também desfilam no dia 21. A Banda do Caneco Gelado surgiu no bar Caneco Gelado do Mário, famoso pelo bolinho de bacalhau, e desfila no dia 22 de fevereiro.

MUDANÇA
O novo superintendente da área de exportação do BNDES (Exim) será Ernani Torres, substituindo Renato Sucupira. Professor do Instituto de Economia da UFRJ e funcionário do BNDES, Torres estava ultimamente trabalhando na Agência Nacional de Petróleo (ANP).

OPORTUNIDADE
A UFF abriu ontem inscrições para o concurso público para professores nas classes adjunto e assistente. A taxa é de R$ 140 e o prazo é até 28 de fevereiro. Estão também abertas as inscrições para professor titular, cuja taxa é de R$ 150 com prazos, dependendo da área, que vão até 6 de abril ou 4 de agosto. Mais informações no site www.noticias.uff.br.

VANGUARDA
O teatro de vanguarda, Volksbuehne, de Berlim, está admitin