Derretimento da camada de gelo no Ártico causa preocupações

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de outubro de 2003 as 22:49, por: cdb

As camadas de gelo permanente do oceano Ártico passaram por um processo contínuo de derretimento nos últimos anos, devido ao aquecimento global do planeta, anunciou nesta quinta-feira a Agência Espacial Americana (Nasa), após fazer observações por satélite.

– Está acontecendo neste momento. Não podemos esperar muito tempo para achar soluções técnicas para o problema – alertou David Rind, do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa em Nova York.

– O Ártico perdeu cerca de 10% de sua camada de gelo permanente a cada 10 anos desde 1980. A extensão da camada de gelo ártica que permanece fria todo o ano alcançou seus níveis mais baixos em 2002 e 2003 – frisou Josefino Comiso, pesquisador da Nasa.

O processo mediante o qual estas camadas derretem é um círculo vicioso: as águas do oceano absorvem mais energia do sol do que o gelo, que pode refleti-la, aquecendo-as e derretendo-as, explicou Comiso.

Cientistas americanos e canadenses anunciaram em setembro passado que a maior plataforma glacial do Ártico, que tem mais de 3 mil anos, se rompeu entre 2000 e 2002, segundo eles, devido ao aquecimento global.