Deputada determina a gratuidade da passagem se faltar troco no DF

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de abril de 2003 as 16:00, por: cdb

Boa notícia para quem sofre com a falta de troco nos ônibus de Brasília. A Comissão de Economia da Câmara Legislativa aprovou projeto da deputada Eliana Pedrosa (sem partido), que determina a gratuidade da passagem para os casos de falta de troco, quando for entregue pelo passageiro cédula de até 10 vezes o valor da tarifa.

Para entrar em vigência, no entanto, o projeto precisa ser aprovado em Plenário e promulgado pelo governador.

Segundo Eliana Pedrosa, a falta de troco é um problema que afeta hoje cerca de 800 mil pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo do DF.

Ela diz que, segundo pesquisa recente, em torno de 40% dos usuários pagam suas passagens em dinheiro.

O caso é ainda mais grave, conforme comentou, para os passageiros que têm de pagar a tarifa de R$ 1,90. A falta dos 10 centavos, acumuladas ao longo do mês, provoca grande prejuízo aos passageiros, diz a deputada.

Eliana se disse chocada por ter ouvido de um dos donos das empresas de ônibus, que “os cobradores é que têm de se virar para arranjar o troco”.

De acordo com o projeto, caberá à Secretaria de Transportes determinar às empresas o valor em moedas que elas têm de fornecer aos cobradores, no início de cada turno de trabalho. Em caso de desobediência, as empresas deverão ser punidas.