Departamento de Vigilância à Saúde prepara caravana contra dengue para a próxima sexta, 27

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 15:45, por: cdb

Com o início do período de chuva aumentam as preocupações e as ações em relação ao combate a dengue. Para o ano de 2012 o Programa Municipal de Combate a Dengue (PMCD) da Gerência de Saúde, desenvolvido pelo departamento de Vigilância à Saúde, preparou um cronograma de atividades para intensificar as ações a serem executadas ao longo do ano.  

De acordo com Sandro Elias, supervisor geral do Programa, de início entre as atividades que já estão programadas estão incluídas a realização de blitz educativa, mobilizações nas instituições como empresas, comércio, instituições religiosas, além da caravana contra dengue marcada para esta sexta-feira (27), a partir das 8h, no bairro Papôco. A concentração será nas imediações da Escola Municipal José Benjamim e as ruas que serão visitadas são: Olivério Olimpio Neto, Raimundo S. Nogueira, Dep. Gastão Mariz e Rua Josefo Dias de Medeiros

Conforme explicou o supervisor o trabalho desenvolvido pela Vigilância conta com a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos, nas ações de integração; da Gerência da Educação, através de mobilizações nas escolas durante o período escolar; a integração das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com participação do PSF, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos.

A escolha da área onde será realizada a caravana foi feita através da pesquisa de Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRA), que identifica o bairro de maior incidência. “Feita à pesquisa relacionamos algumas ruas onde desenvolveremos todo um trabalho educativo. Faremos a panfletagem, o recolhimento de materiais e recipientes que se tornem possíveis criadouros do foco do mosquito da dengue, além da entrega de telas para cobrir toneis e tocas para cobrir potes”, destacou.

Fora o trabalho prático a equipe da Vigilância à Saúde também realiza o trabalho de conscientização. “Orientamos a população para que fique atenta, sempre se policiando para não deixar reservatório de água abertos. Nosso objetivo é, também, mostrar que esta é uma batalha de todos”, disse o supervisor.

A caravana contra a dengue da próxima sexta-feira contará com equipe da UBS do Alto São Manoel, que inclui o PSF e agentes comunitários de saúde; a Secretaria de Serviços Urbanos que disponibilizará os garis e o transporte para deslocar o material; além dos agentes de endemias e do apoio do tiro de guerra. Os organizadores da caravana esperam contar, principalmente, com o apoio da população.

“Sabemos que a caravana contra dengue não pode atender ao bairro todo, por isso, faremos por critérios que comprova a situação de determinados locais do bairro avaliando fatores como o alto índice de infestação predial, carência do local, notificações de dengue, depósitos que favorecem a proliferação do mosquito”, disse.