Demlurb intensifica apreensão de cães abandonados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 11:08, por: cdb

JUIZ DE FORA – 9/3/2012 – 14:03

Demlurb intensifica apreensão de cães abandonados

Atendendo demanda da população, o Demlurb volta a intensificar, nesta segunda-feira, 12, a captura de cães abandonados nas ruas dos bairros São Mateus, Alto dos Passos e Bom Pastor, e ainda no centro da cidade, como nas avenidas Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas; na Praça Dr. João Penido (da Estação); e no Parque Halfeld.

O número de animais abandonados na cidade vem aumentando, principalmente devido o período do cio, sendo registrado crescimento das reclamações que chegam ao Demlurb, observa a veterinária responsável pelo Setor de Apreensão de Animais, Liza Helena Néry, que complementou que com o nascimento dos filhotes, as pessoas não têm condições de cuidar deles e acabam soltando os animais nas ruas.

Liza Helena esclarece que abandonar animal doméstico é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. São considerados maus-tratos, entre outras práticas, espancar, envenenar, não dar comida diariamente e manter o cão preso em corrente, local sujo ou pequeno demais.

A apreensão dos cães abandonados visa a evitar o aumento de risco de ataques, de transmissão de zoonoses, exposição a maus-tratos e o envolvimento em acidentes de trânsito. Os animais apreendidos são levados para o Canil Municipal, em Nova Benfica, e ficam à disposição para serem retirados pelos seus donos. Eles recebem alimentação e tratamento adequados, desde a disposição nas celas, até atenção veterinária permanente. Se os animais não forem resgatados pelos seus donos ficam disponíveis para doação. Liza Helena também comentou que no canil municipal existem cerca de 15 pitbulls, que estão em celas separadas e não podem ser doados.

Para evitar cães soltos nas ruas é necessário contar com a colaboração direta da população, que deve estar consciente de que um cão nunca deve ser abandonado ou maltratado, pois isso é crime. As denúncias sobre tal prática podem ser feitas diretamente ao Canil Municipal, através do telefone 3690-3591 ou no plantão do Demlurb, pelo 3690-3502. O Canil Municipal funciona na Rua Bartolomeu dos Santos s/nº, Bairro São Damião 2, próximo à Usina de Reciclagem, com entrada entre os bairros Santa Cruz e Nova Benfica.

*Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.
DEMLURB