Demlurb divulga nova rota para apreensão de cavalos soltos em vias públicas

Arquivado em:
Publicado Sexta, 16 de Março de 2012 às 07:41, por: CdB

JUIZ DE FORA - 16/3/2012 - 14:22

Demlurb divulga nova rota para apreensão de cavalos soltos em vias públicas

A apreensão de animais de grande porte - principalmente equinos - continua sendo intensificada pelo Demlurb em todos os bairros da cidade, atendendo demanda da população. Nesta segunda-feira, 19, a programação vai atender os bairros Linhares, Santa Rita, Ladeira, Progresso, Marumbi e Bairu. Nesses locais, a apreensão de animais de grande porte vai ser feita de forma concentrada em razão do número de reclamações recebidas pelo atendimento telefônico do Demlurb. De acordo com a veterinária responsável pelo Setor de Apreensão de Animais, Liza Helena Nery, o Demlurb está atento e todos os animais de grande porte que estiverem soltos nas ruas da cidade serão imediatamente recolhidos.

Liza Helena comenta que a presença de animais nas ruas causa preocupação e por isso, orienta a população quanto aos riscos que estes animais causam quando soltos em área urbana, além da iminência de acidentes de trânsito. Ela alerta, ainda, para os riscos à saúde pública que eles podem representar principalmente pela possibilidade de infestação por carrapatos de diversas espécies e, ainda, para os ataques que podem ocorrer, quando os animais ficam em situações de vulnerabilidade.

O Decreto nº 10.712 determina a implantação de microchip subcutâneo no animal de grande porte apreendido e, ainda, o novo valor da multa por apreensão. Isso vem contribuindo para inibir o abandono e a criação de forma irregular, bem como o comércio clandestino de animais de grande porte, mas, mesmo assim, ainda há desrespeito à legislação e animais soltos vêm sendo encontrados nas ruas da cidade. A multa fixada pela lei é de R$189,50 por animal apreendido somada à taxa de manutenção (guarda e alimentação) de R$3,79 por dia. Findo o prazo estabelecido por lei para que o animal seja retirado pelo proprietário, que é de dez dias, ele é destinado a leilão ou doação. Atualmente existem dez animais de grande porte no curral do Demlurb.

O órgão pede às pessoas que ao observarem animais soltos nas vias públicas entrem em contato imediatamente pelo telefone 3690-3591, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Antes e após este período, e também nos fins de semana, as denúncias devem ser feitas pelo 3690-3502 ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.

*Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.
DEMLURB

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo