DELEGAÇÃO EQUATORIANA IRÁ À EUROPA PARA DISCUTIR ACORDO COM UE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de agosto de 2011 as 11:42, por: cdb

QUITO, 25 AGO (ANSA) – Uma delegação equatoriana deve seguir para Bruxelas, na Bélgica, durante a primeira semana de setembro para negociar um acordo comercial com a União Europeia (UE).
   
Segundo o encarregado pelas negociações, Peter Schwaiger, trata-se do Acordo de Comércio para o Desenvolvimento com a UE.
   
De acordo com Schwaiger, durante a primeira etapa da visita, serão discutidas algumas dúvidas referentes a questões jurídicas, compras públicas, investimentos, entre outros temas, para depois debaterem “mais detalhes” sobre as negociações.
   
Para o presidente da Federação Equatoriana de Exportadores (Fedexpor), Alvaro Maldonado, a assinatura de um acordo “amplo, inteligente, soberano e permanente” irá facilitar “o crescimento sustentável do setor produtivo nacional em todos os seus níveis”.
   
Uma outra delegação, que contou com a presença da ministra de Produção do Equador, Nathalie Cely, do vice-ministro de Comércio Exterior, Francisco Rivadeneira, e do chefe de negociações Méntor Villagomez, visitou a sede da UE, em junho, para dar início às negociações.
   
Rivadeneira disse recentemente esperar que o acordo seja firmado “até o primeiro semestre de 2012”.
   
O bloco europeu é um dos maiores parceiros comerciais do Equador atualmente, sendo que cerca de 26% de suas exportações de petróleo são destinadas à UE. (ANSA)