Defesa Civil alerta para chuva forte no fim de semana em 18 estados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008 as 19:22, por: cdb

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta sexta-feira alerta de chuva forte, neste fim de semana e na segunda-feira, nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Acre, Amazonas, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Santa Catarina, Bahia, Maranhão, Goiás, Pará, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso.

No Rio de Janeiro, a partir desta sexta, a previsão é de chuvas, que poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros horários, no centro-sul do estado, especialmente nas áreas serranas. Pode haver queda de granizo.

Para Mato Grosso do Sul, no período que vai do fim da tarde desta sexta até sábado, o alerta é de chuvas de forte intensidade em alguns momentos, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros horários em todas as regiões. O alerta é válido no domingo para as regiões sul, centro, leste e norte do estado e na segunda-feira, somente para o centro-norte do estado.

Para o Rio Grande do Sul, estão previstas pancadas de chuva hoje à noite e amanhã, com risco de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros horários) em alguns momentos no centro-norte do estado. Também não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

Desta sexta-feira até segunda-feira, devem ocorrer pancadas de chuva no Piauí, Acre e Amazonas, que poderão ser, em alguns momentos, de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no oeste e sul do Piauí.

Desta sexta até o domingo, a previsão é de chuva forte no Paraná, com possibilidade de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros horários e de queda de granizo localizado.

Na Região Sudeste, também estão previstas pancadas de chuva, por vezes de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de 40 a 60 quilômetros horários, em São Paulo e no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

No sábado, no Amapá, a previsão é de chuva forte, que poderá, em alguns momentos, ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Pancadas de chuva podem ocorrer amanhã também em Santa Catarina, com possibilidade, em alguns momentos, de temporais isolados (chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros horários) e de queda de granizo. Domingo, há risco de temporal isolado no litoral norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

De sábado até segunda-feira, nos estados da Bahia, Maranhão, Goiás, Pará Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, também estão previstas chuvas fortes, que podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-sul do Maranhão e no centro-sul do Pará. Em Tocantins e Mato Grosso e no sul e oeste de Goiás, há risco de rajadas de vento de 40 a 50 quilômetros horários.

Os alertas preventivos emitidos para Amapá, Pará e Mato Grosso foram baseados em informações do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos basearam-se em informações do Cptec.